quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Matsuura saúda libertação de Win Tin em Myanmar

Escritor e jornalista birmanês é vencedor do Prêmio UNESCO/Guillermo Cano de Liberdade de Imprensa

Paris, 24/09/2008 – O Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, expressou nessa terça-feira, 23, sua “imensa alegria” com a notícia da libertação, pelas autoridades de Myanmar, de U Win Tin (foto), vencedor do Prêmio UNESCO/Guillermo Cano de Liberdade de Imprensa 2001. Tin estava preso há 19 anos.

“É com imensa alegria que saúdo a soltura de U Win Tin”, disse Matsuura. “Com a libertação de Tin e de outros prisioneiros, as autoridades deram um sábio e positivo passo em direção ao respeito ao direito humano fundamental da liberdade de expressão, componente indispensável da democracia e do estado de direito.”

U Win Tin, 79 anos, foi editor do jornal diário Hanthawati, vice-presidente da Associação de Escritores de Myanmar's e fundador da Liga Nacional para Democracia, entidade dirigida por Aung San Suu Kyi, que permanece em prisão domiciliar. Preso em julho de 1989, foi acusado de pertencer ao banido Partido Comunista de Myanmar e condenado a 14 anos de prisão. Em 1996, recebeu sentença adicional de cinco anos por quebrar regras da prisão que proibiam a posse de materiais para escrita. Matsuura solicitou por diversas ocasiões a libertação de U Win Tin invocando tanto motivos humanitários quanto o direito humano fundamental da liberdade de expressão.

Nenhum comentário: