sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Gaza: Israel recusou proposta de cessar-fogo do Hamas

O Governo israelense recusou, esta manhã de sexta-feira, o cessar-fogo proposto pelo movimento radical Hamas para a Faixa de Gaza, por não aceitar algumas das condições impostas pelos palestinianos, nomeadamente, a duração da paz e a forma como deveriam decorrer os controlos fronteiriços.

Depois do Hamas ter proposto uma trégua de 12 meses no conflito, exigindo, por outro lado, a retirada total das tropas israelitas na Faixa de Gaza e o levantamento do bloqueio imposto ao enclave, fontes israelenses e ocidentais já assumiram, a coberto do anonimato, que Israel não aceita um cessar-fogo temporário, por considerar que «um limite de tempo para qualquer período de paz é um erro. Vimos isso quando a trégua anterior acabou, tudo não passou de uma desculpa para a escalada da violência».

Recorde-se que o Governo israelense lançou a atual ofensiva contra a Faixa de Gaza uma semana depois do Hamas ter anunciado que não renovaria a trégua de seis meses implementada na região.

Israel já disse que a ofensiva tem por objetivo colocar um ponto final no lançamento de foguetes, por parte do Hamas, contra território israelense.

Entretanto, o Estado hebreu também já anunciou ter enviado Amos Gilad, uma autoridade israelita de Defesa do primeiro escalão, ao Egito, para apresentar perante a mediação egípcia a posição de Israel.

Nenhum comentário: