quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Funcionários graduados do estado de Shan extorquem dinheiro de camponeses

Jan 21, 2009 (DVB)– Residentes do município de Keng Tung e da cidade fronteiriça de Tachilek no estado de Shan tem reclamado da extorsão de dinheiro de camponeses e comerciantes locais por parte de funcionários graduados.

Thet Saing, membro do conselho da autoridade da vila de Ban Saung, no município de Keng Tung, coletaram a força 2000 kyat de cada moradia para cobrir as despesas de viagens dos membros da autoridade quando eles vão para reuniões, disse um camponês.

"Apesar das pessoas se sentirem oprimidas por isso, elas não sabem para quem reportar e, mesmo se o fizessem, nada aconteceria," disse o camponês.
"Isso está ocorrendo por todo o município de Keng Tung, exceto pelos protegidos na cidade."

Perto dali, em Tachileik, funcionários do comércio fronteiriço, liderados por Htay Htay, tem cobrado uma quantia não-oficial de comerciantes que obtem bens da fronteira com a Tailândia.

Um camponês local disse que funcionários estavam demandando dinheiro não apenas de pessoas contrabandeando produtos banidos da fronteira, mas também de camponeses que cruzam a Ponte da Amizade No.1 para vender vegetais autorizados em Mae Sai.

"Eles coletam 10, 20, 30 baht dos carros de boi, mas não é oficial," disse o camponês.
"Você tem que pagar pelos vegetais, ou eles não te deixam atravessar e te mandam embora."

Um vendedor de frutas e legumes disse que a extorsão torna difícil para a população local de obter qualquer lucro.
"Em um bom dia, nós fazemos aproximadamente 100 baht e temos que paga-los 50", ele disse.
"Mas até mesmo em dias que não temos lucro nenhum, nós ainda temos que paga-los".

Residentes locais reclamaram que os funcionários estão ilegalmente coletando dinheiro da população, mas nenhuma ação foi tomada contra o funcionário do comitê de comércio fronteiriço, Bo Lay, que tem contrabandeado bens banidos em um carro oficial do estado.

Fonte: Democratic Voice of Burma

Nenhum comentário: