sábado, 24 de janeiro de 2009

Crianças soldado, crianças sem infância

Lis Horta Moriconi

Criado em 28/03/2007 - 15:24

Estima-se que existam 300 mil crianças envolvidas em conflitos armados em mais de 30 países ao redor do mundo. De acordo com o Unicef, a maioria é de adolescentes mas existem crianças de até sete anos nessa situação.

O recrutamento de crianças em guerras se dá geralmente para as linhas de batalha, mas elas são usadas também como espiões, mensageiros, escudos humanos, trabalhadores ou escravos sexuais.

O estudo "O impacto dos conflitos armados sobre as crianças" (the impact of conflict on children) tirou os jovens combatentes da invisibilidade, o que significou o primeiro passo para trazê-los para a luz da Lei Internacional. 
 

O estudo de Machel permitiu o rápido entendimento de que crianças transformadas em combatentes são vítimas ou alvo fácil para manipulações por parte de organizações que aderem aos conflitos em busca de ganhos políticos.

Uma vitória importante foi a criação da Corte Especial de Serra Leoa em 2004 que considerou o recrutamento ou o uso de crianças soldado com menos de 15 anos como crime de guerra sob a Lei Internacional.

Para retirar as crianças dos conflitos armados e estimular sua reintegração e participação ativa em sociedades pacíficas, a comunidade internacional as incluiu nos Padrões de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (IDDRS, do inglês, o Integrated Disarmament Demobilization and Reintegration Standards ) em dezembro de 2006.

Leia Mais:

Íntegra do estudo de Graça Machel  "O impacto dos conflitos armados sobre as crianças"

Coalizão pelo fim do uso das crianças soldado

Convenção sobre os Direitos da Criança

Fonte:
http://www.comunidadesegura.org/?q=pt/node/32751

Nenhum comentário: