terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Chanceleres da UE se reunem com Israel e Autoridade Nacional Palestina

da Efe, em Bruxelas

Os 27 ministros de Relações Exteriores da União Europeia (UE) se reunirão na quarta-feira (21) em Bruxelas com a chanceler israelense, Tzipi Livni, e, no domingo (25), com os chefes da diplomacia da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Egito, Jordânia e Turquia.

De acordo com um comunicado da presidência tcheca da UE, estes encontros darão continuidade às reuniões realizadas no domingo em Sharm el Sheikh, no Egito, e em Jerusalém.

Nos encontros, 12 líderes internacionais destacaram a necessidade de consolidar os primeiros sinais de paz que surgem a partir de Gaza.

A agenda prevista possui três pontos: avaliar a situação após o fim das atividades militares israelenses no território palestino, estudar a possibilidade de a UE aumentar os compromissos de ajuda humanitária, e analisar as condições nas quais atualmente o auxílio é oferecido, afirmaram à agência Efe fontes da Presidência tcheca.

No domingo, o ditador egípcio, Hosni Mubarak, convocou uma conferência para redobrar os esforços internacionais para alcançar a paz na faixa de Gaza e começar a programar ações em favor da reconstrução desse território.

A cúpula ocorreu um dia após Israel anunciar uma trégua unilateral em Gaza e de o movimento palestino Hamas declarar um cessar-fogo de uma semana para dar tempo às tropas israelenses para se retirar da faixa de Gaza.

Participaram da viagem para promover uma trégua duradoura em Gaza os líderes de Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero; França, Nicolas Sarkozy; Reino Unido, Gordon Brown; Alemanha, Angela Merkel; Itália, Silvio Berlusconi; e República Tcheca, Mirek Topolanek.

Nenhum comentário: