segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Lamy adia reunião ministerial sobre Rodada de Doha

GENEBRA, 9 dez 2008 (AFP) - O diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, decidiu nesta segunda-feira adiar, por uma semana, a eventual reunião ministerial sobre uma saída para a Rodada de Doha sobre a liberalização do comércio global, em razão das persistentes divergências entre países membros.


Em uma carta enviada aos negociadores, Lamy adia o encontro para 17-19 de dezembro.

A decisão foi adotada ao final de uma reunião, de mais de duas horas, com cerca de 30 representantes da Organização Mundial do Comércio (OMC) para avaliar os textos de compromisso sobre os expedientes da Agricultura e dos produtos industrializados, publicados neste final de semana e que deveriam servir de base para as negociações de mais alto nível.

Três temas se mostraram particularmente delicados nesta reunião, exigindo discussões mais amplas, reconheceu Lamy na carta enviada esta noite aos chefes de delegação da OMC.

"Acredito que há três temas - a iniciativa setorial, o SSM (mecanismos de salvaguarda especial) e o algodão - que exigem um sério exame político antes que possamos fazer uma reunião ministerial".


Nenhum comentário: