sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Enviado da ONU responde à carta da NLD

29 de Janeiro de 2009

A Liga Nacional por Democracia (NLD) recebeu uma resposta do enviado especial das Nações Unidas, Ibrahim Gambari, para a sua carta em relação à libertação de prisioneiros políticos e a necessidade de uma reforma política.

O Porta-voz da NLD, Nyan Win, disse que o partido enviou uma carta ao Secretário-geral da ONU Ban Ki-moon em setembro do ano passado e recebeu a resposta de Gambari a duas semanas atrás.

Em nossa carta, nós expressamos nossa preocupação em relação aos dois objetivos principais que estamos tentando alcançar; a libertação de todos os prisioneiros políticos, incluíndo Daw Aung Suu Kyi, e trazer a reforma política na qual todos os partidos e grupos étnicos possam participar," disse Nyan Win.

"O Sr. Gambari disse na sua carta que a ONU compartilhava as nossas preocupações"

A carta não mencionou a viagem planejada do enviado especial para a Birmânia no dia 31 de Janeiro ou as eleições de 2010, sobre a qual a NLD disse que não ia discutir.

O Dr. Thaung Tun do Governo da Coalizão Nacional da União da Birmânia disse não ter grandes expectativas para a visita de Gambari.

"Ao sermos questionados se a SPCD iria seguir os passos sugeridos pelo Sr. Gambari, nós estamos vendo agora cada vez mais prisões e sentenças maiores para dissidentes políticos", disse o Dr. Thaung Tun. "O Sr. Gambari deveria fazer seus planos antes de sua visita a Birmânia para decidir quem ele deveria encontrar e quanto tempo iria passar lá," ele aconselhou.

"Ele devia também se esforçar para realizar uma reunião com os líderes da NLD e também com o general Than Shwe do lado da SPCD," ele disse.

"No mínimo, nos esperaríamos que ele ouvisse as opiniões da NLD e da SPCD até o final da sua viagem. Fora isso, nós não podemos esperar muito mais."

Nenhum comentário: