quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

UNICA defende etanol de cana em Poznan como alternativa contra o aquecimento global


Convite da UNICA para side event em Poznan


O etanol de cana-de-açúcar como bem ambiental e alternativa contra o aquecimento global será o tema principal da participação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 14), iniciada na segunda-feira (01/12/2008), em Poznan, na Polônia. A delegação da UNICA será liderada pelo diretor-executivo da entidade, Eduardo Leão de Sousa, que espera avanços importantes do encontro.

“A comunidade internacional espera que Poznan possa avançar nas discussões iniciadas em Bali (COP 13), ocasião em que foi definido o mapa do caminho até Copenhagen, em 2009, quando será realizada a COP 15; isto permitirá a definição do novo acordo internacional que irá suceder o protocolo de Kioto que se extingue em 2012”, disse Sousa. “Para a UNICA, a oportunidade de Poznan é reforçar o papel do etanol de cana como um bem ambiental fundamental no processo de combate ao efeito estufa, incorporando o tema nas discussões do novo protocolo”.

Sousa participa na quarta-feira, dia 10 de dezembro, de um dos eventos paralelos da COP 14, intitulado “Brasil Bioenergia: as bases para a energia limpa do mundo”, que será realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e suas empresas associadas. O objetivo principal é divulgar as boas práticas brasileiras para a mitigação da mudança do clima.

No dia 11 de dezembro, a UNICA promoverá seu próprio evento paralelo para discutir os impactos da produção do etanol de cana nos aspectos-chave da mudança climática e da sustentabilidade. O painel pretende identificar a dinâmica das mudanças do uso da terra em relação à expansão da lavoura da cana-de-açúcar no Brasil, além de avaliar os efeitos das emissões de gases de efeito estufa resultantes dessas mudanças na agricultura e também o impacto da produção de etanol nos preços dos alimentos.

Participarão das discussões deste painel especialistas como Isaias Macedo, pesquisador-visitante da NIPE/UNICAMP, Rodrigo Lima, diretor do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), e Peter Zuurbier, diretor do escritório latino-americano da Universidade de Wageningen, da Holanda. O moderador será Sousa, da UNICA. A UNICA manterá ainda um stand no evento para distribuir material sobre o setor sucroenergético brasileiro, informando sobre seus produtos (açúcar, etanol e bioeletricidade) e a sustentabilidade da indústria.

A conferência COP 14 foi aberta nesta segunda-feira (01/12/2008) e é tida como um marco importante e intermediário entre as discussões lançadas em Bali, na qual foram fortalecidas as iniciativas internacionais sobre mudança climática, e a COP 15 Copenhagen, na qual as negociações deverão ser concluídas. Mais de 10 mil participantes estão em Poznan, para discutir os avanços na cooperação internacional para o futuro regime de mudança climática e assegurar progresso em seus pontos fundamentais.

A participação da UNICA acontece dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro deste ano, parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.

Clique aqui para ver o convite para o "side event" da UNICA, em Poznan. 

Nenhum comentário: