domingo, 11 de janeiro de 2009

Navio do Greenpeace faz tour em protesto contra aquecimento

Redação CORREIO | Fotos: divulgação Greenpeace

Um navio da organização não-governamental (ONG) Greenpeace vai percorrer parte da Amazônia e da costa brasileira para cobrar medidas contra o aquecimento global. O navio ficará atracado no porto da capital baiana nos dias 07 e 08 de março.

Durante a expedição, a ONG vai discutir questões como desmatamento, energias renováveis e a contribuição brasileira no enfrentamento ao aquecimento global. A programação inclui debates sobre os temas com a população, especialistas e ativistas ambientais.


O navio MY Arctic Sunrise do Greenpeace chegou na Amazônia
(Foto: Alberto César)

A ação, batizada de 'Salvar o Planeta. É agora ou Agora', começou esta semana em Manaus. O navio Artic Sunrise ficará aberto para a visitação pública até domingo (11), quando recomeça a viagem pelo país. Além de Manaus, até março o navio vai passar por seis cidades brasileiras: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Em todas as paradas, o barco será aberto a visitantes.


O navio passa pelo “Encontro das Águas” entre os rios 
Negro e Solimões (Foto: Rodrigo Baleia)

A expedição em águas brasileiras termina dos dias 28 e 29 de março em Santos (SP). O tour do Artic Sunrise pelo Brasil é uma das atividades que o Greenpeace organiza este ano para pressionar decisões mundiais em relação à redução de emissões de gases de efeito estufa e ao combate às mudanças climáticas. A ONG defende a estabilização das emissões globais de gás carbônico em 2015 e a construção da chamada economia de carbono zero até 2050.


A campanha brasileira faz parte do esforço global da organização para 
salvar o clima (Foto: Alberto César)

'Temos que mostrar a necessidade de o Brasil assumir papel de liderança global no combate às mudanças climáticas. O país é o quarto emissor mundial de gases de efeito estufa, principalmente por causa do desmatamento', ressaltou Paulo Adário, coordenador da campanha do Greenpeace.

Em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca, a Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, que reúne 192 países, deve definir o substituto do Protocolo de Quioto, cujo primeiro período de compromissos vence em 2012.

'Está chegando um momento crítico. Se não chegarmos a um acordo agora, não haverá mais tempo para elaborar um novo regime de emissões até 2013. É agora ou agora', frisou Adário.

(Com informações da Agência Brasil e Greenpeace)

Nenhum comentário: