sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Oxfam critica proposta européia para novo acordo climático

Organização acredita que proposta deveria especificar quantia que países ricos porão à disposição dos pobres

LONDRES - A organização humanitária Oxfam criticou nesta quarta-feira, 28, a proposta europeia para a próxima reunião de Copenhague sobre a mudança climática pois ela não especifica o dinheiro que os países ricos porão à disposição dos mais pobres para alcançar esse objetivo.

"A menos que os países em desenvolvimento vejam dinheiro sobre a mesa, existe o risco de que saiam da mesa de negociações", adverte a Oxfam.

 

Segundo a organização, "parece que a Comissão quis ir a favor dos países membros, aqueles que espera-se que sintam-se relutantes de colocar dinheiro sobre a mesa, preocupados como estão pelo impacto da recessão."

 

Oxfam recorda que há um ano, a UE fixou um mínimo para as negociações ao propor uma redução entre 20 e 30% das emissões de efeito estufa, mas agora não estabelece um objetivo para financiar os cortes que deverão ser adotados também pelos países em desenvolvimento.

 

A Oxfam calcula que sejam necessários pelo menos US$ 38 milhões para financiar a adaptação dos países pobres a essas reduções e à Europa correspondem pelo menos US$ 12 milhões dessa cifra.

Nenhum comentário: