sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ameaças climáticas aumentam a situação de pobreza

sexta, 06 de fevereiro de 2009

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, fala sobre o desenvolvimento sustentável e aborda novas medidas ambientais em conferência para o desenvolvimento sustentável.

“Não podemos ignorar ou subestimar essa ameaça. Falhar no combate às mudanças climáticas aumentará a pobreza e a miséria.” declarou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ao receber o prêmio de Liderança do Desenvolvimento Sustentável em Nova Déli (Índia). Ban, que fez da luta pelo desenvolvimento sustentável uma prioridade de seu mandato nas Nações Unidas, frisou que a luta contra as ameaças ambientais exigirão “toda liderança, todo comprometimento, todo talento.”.

Ele lembrou que apesar de não ser fácil enfrentar a crise ambiental, essa atitude, irá garantir uma “oportunidade empolgante” de se obter progresso em questões do desenvolvimento sustentável. “Adotando uma economia verde baseada no uso eficiente e justo dos recursos, vamos reduzir a emissão de gases estufa e proteger os ecossistemas essenciais. Ao mesmo tempo, vamos revigorar as economias nacionais e criar oportunidades de emprego, melhorar o bem-estar da humanidade e atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.”

Pensando nas negociações sobre as mudanças climáticas, agendadas para dezembro em Copenhague (Dinamarca), Ban ressaltou a necessidade de alcançar um acordo para suceder o Protocolo de Kyoto na redução da emissão de gases de efeito estufa. “O sucesso no resultado dependerá de desafios políticos importantes.”

Segundo o Secretário Geral, Copenhague deve analisar os compromissos dos países desenvolvidos para reduzir a emissão de gases e quais as atitudes que devem ser tomadas para diminuir os danos já ocasionados. Deve-se também avançar na questão de financiamento destas ações. E, por fim, os governos e as Nações Unidas têm que criar soluções confiáveis para a questão do controle dos fundos que serão arrecadados e por sua implementação de forma responsável

Fonte: UNIC Rio

Nenhum comentário: