sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ossétia do Sul: Rússia criticou relatório da HRW sobre conflito com a Geórgia

Moscovo, 27 Jan (Lusa) - A Rússia criticou segunda-feira o relatório da organização Human Rights Watch sobre "os crimes de guerra" cometidos durante o conflito russo-georgiano de Agosto passado pelo controlo da Ossétia do Sul, afirmando que se baseia "em argumentos sem fundamento".

No seu relatório tornado público sexta-feira, a organização, com sede em Nova Iorque, acusou a Rússia e a Geórgia de terem atingido civis em ataques cegos e as milícias da Ossétia de terem levado a cabo "uma limpeza étnica" contra os Georgianos do território independentista.

"O relatório baseia-se em lugares comuns e argumentos sem fundamento" já referidos pelos meios de comunicação social, afirmou o ministério russo dos Negócios estrangeiros.

O ministério recusa a maneira como a HRW fala na "responsabilidade da Rússia nas acções das forças da Ossétia do Sul e na resposta desproporcionada (das forças russas) à agressão georgiana".

Mas, segundo o comunicado do ministério, "o relatório não menciona praticamente os estragos colossais sofridos pela Ossétia do Sul na sequência da agressão georgiana".

A Rússia enviou soldados para a Geórgia no início de Agosto, após o desencadeamento por Tbilissi de uma ofensiva para tentar reassumir o controlo da Ossétia do Sul.

LMP

Lusa/fim

Nenhum comentário: