terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Angelina Jolie declara apoio aos refugiados na Tailândia

A estrela de Hollywood e Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas, Angelina Jolie, viajou para Tailândia para promover a liberdade de dezenas de milhares de refugiados, que estão confinados há anos em campos temporários depois de terem escapado do vizinho Mianmar.

Ontem, Jolie passou o dia de conversando com refugiados do norte da Tailândia sobre as dificuldades enfrentadas durante as duas décadas em que vivem em campos fechados. “Fiquei triste ao conhecer uma mulher de 21 anos, que nasceu em um campo de refugiados do qual nunca saiu e agora o seu próprio filho está sendo criado no local”, disse depois de visitar o campo Ban Mai Nai Soi, que abriga mais de 18 mil refugiados, sendo a maioria da etnia Karenni. “Não há previsão deles voltarem a Burma (Mianmar). Precisamos achar um modo de ajudá-los a trabalhar e se tornarem auto-sustentáveis”.

De acordo com o Alto comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), mais de cem mil refugiados estão abrigados em nove campos ao longo da fronteira Tailândia-Mianmar. Eles não podem deixar o local e consequentemente não estão preparados para se desenvolverem profissionalmente ou para receberem educação de alta qualidade.

Durante o ano passado, houve um fluxo regular de refugiados vindos de Mianmar em direção a Ban Mai Nai Soi e três outros campos de refugiados localizados na mesma província, a maioria fugindo de trabalho escravo e abusos de direitos humanos em seu país.

Última Atualização ( sexta, 06 de fevereiro de 2009 )

Fonte: UNICRIO

Nenhum comentário: