segunda-feira, 20 de abril de 2009

WWF critica posição de países ricos em Bonn

A Rede WWF critica a lentidão que marca a reunião preparatória sobre clima, em Bonn, na Alemanha. Para a organização, é preciso estabelecer estímulos econômicos que ajudem na conclusão de um acordo global sobre clima, em dezembro, em Copenhague. A organização entende que um pacote de recuperação, que incluísse o financiamento dos esforços para redução de emissões e a adoção de medidas urgentes de adaptação nos países em desenvolvimento, poderia acabar com o impasse entre as nações que participam das negociações.

"Se as negociações climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) envolvessem um banco em perigo, os bilhões, provavelmente, já estariam sendo despejados no mercado", afirma Kim Carstensen, representante da Iniciativa Global de Clima da WWF. "No entanto, embora as negociações estejam prestes a fracassar, o dinheiro necessário para financiar um novo acordo global de clima ainda não está a caminho. Para garantir o êxito em Copenhague, é preciso obter agora um pacote de recuperação do clima."

Para a WWF, cada país industrializado deve se comprometer com uma parcela anual de um volume total de 145 bilhões de euros, para financiar medidas de adaptação e de redução dos impactos do aquecimento global nos países em desenvolvimento. No cálculo dos ambientalistas, por ano, 100 bilhões de euros seriam destinados à mitigação (inclusive para medidas de redução de emissões oriundas do desmatamento e da degradação florestal), 40 bilhões para ações de adaptação e 5 bilhões para mecanismos de risco e seguro.

Nenhum comentário: