quarta-feira, 8 de abril de 2009

Conheça... A Action Aid

A ActionAid é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e sem filiação partidária ou religiosa, que trabalha em mais de 40 países para vencer a pobreza há 35 anos.

Nosso trabalho é desenvolvido em parceria com grupos e organizações locais de comunidades pobres para construir alternativas de superação das dificuldades e garantir o acesso destas populações aos direitos básicos como alimentação, saúde, moradia, educação, igualdade entre homens e mulheres, raças e etnia.


Nossa experiência com comunidades pobres em todo o mundo nos fez concluir que as relações de poder injustas e desiguais estão na raiz da pobreza. A pobreza e a injustiça não são inevitáveis: são resultado das estruturas e processos dos sistemas políticos, sociais e econômicos construídos pelo homem, e, portanto, de escolhas feitas por pessoas, comunidades, instituições e nações para discriminar, excluir ou explorar as demais.


A falta de poder está ligada ao desrespeito a direitos humanos básicos. Nosso trabalho gira em torno do apoio às pessoas pobres para que reivindiquem tais direitos, de modo que possam melhorar suas vidas e se fazerem ouvidos.


No Brasil nosso foco está na promoção de quatro direitos fundamentais:

Direito à alimentação

Direito à educação

Direitos das mulheres e afro-descendentes

Direito à participação democrática

A realização desses direitos é promovida através de projetos de desenvolvimento em parceria com organizações locais, ongs e movimentos sociais para fortalecer as capacidades das comunidades na construção de alternativas sustentáveis. Por meio de redes e campanhas levamos ao conhecimento de governos e instituições internacionais as causas da vulnerabilidade desses grupos, influenciando a maneira como estas instituições se posicionam em relação às conseqüências de suas decisões, em níveis locais e globais.

Nenhum comentário: