terça-feira, 7 de abril de 2009

Cáritas lança caixa de ferramentas para a paz

Organização católica apresenta na Internet soluções para workshops e actividades específicas na «construção da paz».

A Confederação Internacional da Cáritas, Caritas Internationalis, anunciou o lançamento de uma “caixa de ferramentas” para a paz, disponível para todos os interessados em www.caritas.org

“A construção de paz: Uma caixa de ferramentas para instrutores" é o título da iniciativa que disponibiliza na Internet soluções inéditas para workshops e actividades específicas na “construção da paz”.


A Caritas Internationalis congrega 162 organizações de ajuda e assistência católica e encontra-se presente em 200 países e territórios, incluindo Portugal.


Em nota de imprensa, a Confederação precisa que “a caixa de ferramentas, de mais de 200 páginas, foi desenhada para instrutores, facilitadores, desenhadores didácticos e outros profissionais, comprometidos na construção de paz”.


“Todos os cooperadores e agentes comprometidos em contextos de conflito poderão perceber a utilidade destes recursos", completamente gratuitos que foram "idealizados por estudiosos, profissionais e instituições, que trabalham pela paz, em todo mundo", refere a Cáritas.


O responsável pelo serviço de comunicação da Caritas Internationalis, Patrick Nicholson, indica que este é “o instrumento mais exaustivo disponível na Web para o desenho de workshops de construção de paz”.

“Pode ser actualizado constantemente e, por isso, pode ser uma fonte de informação para os anos vindouros", acrescenta.


Na página, entre outras, é possível encontrar uma referência à figura de D. Oscar Romero, Arcebispo de El Salvador assassinado em 1980, um mapa dos conflitos mundiais ou um blogue para “fazer a diferença através da construção da paz”.


A Cáritas realça que não apresenta um “manual”, mas um “kit” com actividades e recursos facilmente adaptáveis às necessidades dos navegadores virtuais

Nenhum comentário: