segunda-feira, 20 de abril de 2009

Banco de Histórias... Action Aid

Conheça como o trabalho realizado pela ActionAid e as organizações parceiras pode mudar a realidade de comunidades pobres o Brasil.



A monocultura de eucalipto constrasta com a horta verde do agricultor familiar Arcílio sua esposa Clotilde


Arcílio e Clotilde dos Santos (foto acima) vivem em Vereda Funda, uma comunidade rural no alto da Serra Geral no norte de Minas Gerais. Desde o início da década de 70, o plantio de eucalipto para a indústria suiderúrgica tomou conta de grandes extensões de terras da União. O resultado foi a secagem e o assoreamento das nascentes e o colapso dos meios de vida de milhares de agricultores familiares da região.

Com o apoio da ActionAid, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas Gerais tem ajudado aos agricultores familiares a estabelecerem formas sustentáveis de agricultura e extrativismo na região e a ter acesso aos mercados. Vereda Funda é uma das poucas comunidades que conseguiu proibir o replantio do eucalipto e já assiste aos benefícios do retorno do cerrado, a vegetação natural da região. As nascentes se recuperaram e os agricultores podem produzir mais alimentos e em melhor qualidade.

© André Telles/ActionAid/Brasil

Nenhum comentário: