sábado, 11 de abril de 2009

Cinquenta blogueiros acompanharão cúpula do G20 ao vivo

Cinquenta blogueiros de várias partes do mundo vão acompanhar ao vivo a cúpula do G20 - grupo dos países ricos e principais emergentes - no próximo dia 2, em Londres. Eles receberam credenciais em virtude de um acordo entre o governo do Reino Unido e uma coalizão internacional de ONGs intitulada G20Voice.

Em comunicado, a ONG Oxfam (que faz parte do G20Voice) informou que este é um fato "sem precedentes" e que "dará aos blogueiros e a seu público a possibilidade de se comunicar e de influir nos líderes mundiais em temas como o desenvolvimento, a mudança climática e os direitos das mulheres". Segundo a Oxfam, cerca de 700 blogueiros foram escolhidos pelos leitores para fazer o acompanhamento da cúpula, dos quais 50 foram escolhidos para representar de forma equilibrada diferentes regiões do mundo.

A América Latina será representada pela mexicana Jessica Uribe, blogueira que escreve no site vivirmexico.com. O brasileiro Rodrigo Alvares, do blog A Nova Corja também está entre os selecionados.

Por meio da g20voice.org, os blogueiros credenciados poderão ser contatados por milhares de internautas, com os quais farão debates ao vivo.

O comunicado garante que, no dia da cúpula, os blogueiros terão acesso às coletivas de imprensa oferecidas pelos dirigentes do G20 e seus assessores, os quais também foram convidados a compartilhar na web o desenvolvimento das discussões. Além da Oxfam, integram o G20Voice as ONGs Comic Relief, Save the Children, ONE e Blue State Digital.

Nenhum comentário: