terça-feira, 14 de abril de 2009

ActionAid - ONG internacional propõe criação de fundo para apoio a países em desenvolvimento

2 de Abril de 2009 - 16h36

Alana Gandra

Rio de Janeiro - A organização não-governamental ActionAid pediu hoje (2), em Londres, a criação de um pacote de estímulo global para os países em desenvolvimento de, pelo menos, US$ 400 bilhões anuais, uma espécie de fundo que seria usado para compensar o impacto da crise financeira internacional.

A ONG defende que esse fundo possa ser utilizado pelos países emergentes para gerar emprego, salvar suas economias e criar políticas sociais.

A Action Aid pediu também que o fundo não tenha condicionalidades, isto é, que os países não sejam obrigados a cumprir as regras que costumam ser impostas por organismos de fomento, como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Que eles tenham efetivamente liberdade para usar esses recursos para o desenvolvimento interno”, disse à Agência Brasil o coordenador do Programa de Segurança Alimentar da ONG, Celso Marcatto.

Em relatório divulgado hoje (2) durante reunião do G20 na capital do Reino Unido, a ActionAid reivindicou que as medidas urgentes para controlar a crise financeira mundial, visando reduzir seus efeitos sobre os países em desenvolvimento, devem ser tomadas pelo conjunto dos países desenvolvidos e emergentes que integram o G20, e não de modo individual.

“Não cabe neste momento, que os países do primeiro mundo, que criaram a crise e que têm recursos, pensem apenas em salvar as suas economias e deixar os outros países, que não têm recursos nem criaram a crise, sendo responsáveis por lidar com esse problema”, observou Marcatto.

A ActionAid teme que os investimentos que os países industrializados estão fazendo em suas economias acabem amplificando a desigualdade, “porque a capacidade de investimento desses países é muito diferenciada”.

A ActionAid trabalha há 35 anos, em 40 países, no combate à pobreza no mundo.

Nenhum comentário: