quarta-feira, 15 de abril de 2009

“Milhões de pessoas estão ameaçadas”

Entrevista: Serena Brewer, ESPECIALISTA EM ÁFRICA DO HUMAN RIGHTS WATCHAs entidades internacionais de defesa de direitos humanos estão em plena campanha para ajudar 2,7 milhões de pessoas em risco de vida em Darfur pela escassez de alimentos, água e remédios, após a expulsão de 13 ONGs humanitárias pelo presidente sudanês, Omar al-Bashir. Serena Brewer, especialista em África da ONG de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, alerta sobre o risco de um genocídio:

Zero Hora – Qual é a situação dos direitos humanos no Sudão, depois da decisão de Omar al-Bashir de expulsar 13 ONGs?

Serena Brewer – É incrivelmente precária. As pessoas são extremamente vulneráveis e não têm opção, a não ser confiar nas doações de alimentos, água e material médico básico. As operações humanitárias sempre enfrentaram enormes desafios, mas até aqui haviam sido capazes de contornar problemas e evitar uma catástrofe de grandes proporções causada pela fome e por epidemias.

ZH – Como a ONU pode ajudar a melhorar o respeito aos direitos humanos na África?

Serena – De muitos modos, mas o melhor deles é ajudar a formalizar e a implementar esse compromisso por parte dos governantes. O Conselho de Segurança tem a oportunidade de pressionar decisivamente Cartum para cumprir suas obrigações legais internacionais e prover assistência humanitária às vítimas do conflito em Darfur. Infelizmente, o Conselho está dividido quanto a que decisão tomar diante do mandado de prisão expedido contra Al-Bashir.

Nenhum comentário: