quinta-feira, 16 de abril de 2009

MSF confirma ataque do Exército de Resistência do Senhor

ncidente ocorreu em Banda, vilarejo no norte da RDC, onde organização mantém projeto da doença do sono



16/03/2009 – Médicos Sem Fronteiras (MSF) confirma que, neste domingo, o Exército de Resistência do Senhor (LRA, na sigla em inglês) realizou ataques em Banda, um vilarejo em Haut Uélé, no norte da República Democrática do Congo (RDC). MSF oferece tratamento para pacientes com a doença do sono há quase um ano em Banda, um vilarejo a 150 quilômetros ao sudoeste de Doruma.

"A maioria da equipe de MSF, incluindo todos os expatriados, está a salvo", contou Marc Poncin, diretor do programa de MSF para a RDC, baseado em Genebra. "No entanto, ainda não sabemos o que de fato está acontecendo em Banda ou o que aconteceu com nossa equipe congolesa e a população que continua no lugar, especialmente os pacientes hospitalizados. Essa é a nossa principal preocupação".

Durante as primeiras horas do ataque, foi perdido o contato com a equipe de MSF. Somente mais tarde MSF recebeu a notícia de que todos seus expatriados estavam seguros.

MSF trabalha na República Democrática do Congo (RDC) desde 1981. O projeto de doença do sono em Haut Uélé teve início em 2007 em Doruma. No início de 2008, MSF transferiu o centro de saúde para doença do sono para Banda devido à insegurança na região, provocada por ataques do LRA.

Nenhum comentário: