domingo, 26 de abril de 2009

Ações da ONU para o Desenvolvimento

O Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento se engaja num extenso trabalho de defesa das questões relativas à pobreza. A divulgação do Relatório de Desenvolvimento Humano, um ranking anual incluindo todos os países e que leva em conta variáveis como renda per capita, expectativa de vida, índices de analfabetismo e respeito ao direito das mulheres vem servindo como base para muitas ações de combate à pobreza.

A meta de planejamento e apresentação de estratégias nacionais desenvolvidos sob a supervisão do PNUD bem como possíveis soluções para a redução da pobreza são dirigidas à raiz do problema e visam a criação de oportunidades econômicas, participação nos orçamentos dos governos e uma melhor distribuição dos serviços sociais.

Em uma série de recentes conferências das Nações Unidas a comunidade internacional tem se comprometido com uma meta comum para a erradicação da pobreza e a melhoria de outras condições sociais no mundo. Na VIII UNCTAD (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento) foi criado o "Standing Committee on Poverty Alleviation" com o objetivo de "contribuir para as esferas nacionais e internacionais em prevenir, aliviar e reduzir a pobreza", particularmente onde ela é mais aguda, assim como a formulação de uma conexão entre políticas nacionais e internacionais, tendo em mente a diversidade dos países nesta situação incluindo o problema particular dos países menos desenvolvidos e grupos populacionais mais vulneráveis. Este comitê tem servido como um útil foro de discussões sobre redução da pobreza através da troca de experiências nacionais que foram particularmente de utilidade na identificação e disseminação de conclusões úteis em favor de assuntos relacionado à pobreza.

No "Millennium summit" das Nações Unidas realizado em setembro de 2001, lideres mundiais decidiram reduzir a pobreza pela metade até o ano de 2015 e o PNUD está agora comprometido a ajudar para que isso aconteça. O foco do programa esta em fornecer aos países em desenvolvimento serviços de consultoria de base e construir coalizões regionais, nacionais e globais para que essa mudança ocorra.

Não podemos deixar de citar que em setembro de 1999 o Banco Mundial em parceira com o Fundo Monetário Internacional determinou que estratégias de redução da pobreza desenvolvidas pelas próprias nações deveriam guiar as ações internacionais de redução de pobreza. Foram desenvolvidos os Documentos de Estratégia de Redução da Pobreza (sigla em inglês PRSP). O pioneirismo desse trabalho está permitindo uma ligação mais próxima com a sociedade civil dos 60 países onde os PRSPs estão sendo feitos, o que assegura uma legitimação genuína sobre as escolhas de prioridades e políticas. Além disso, está facilitando o uso da Assistência Técnica do PNUD para ajudar países em desenvolvimento a buscar seus próprios meios para administrar estratégias de redução de pobreza. Outro passo importante desse trabalho é oferecer alternativas reais a governos na luta contra a pobreza.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei das informações mais gostaria de imagens :)