quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Jornais obrigados a condenar demonstrações da NLD


6 de Janeiro de 2009

Jornais semanais da Birmânia foram obrigados pelo orgão de censura estatal para publicar artigos criticando os membros da National League for Democracy por exercer uma demonstração em Rangoon na semana passada.

Jornalistas e publicadores em Rangoon disseram ontem que membros do orgão de censura tinham recentemente os ordenado a publicar um artigo previamente aprovado pelo governo sobre o protesto.

O artigo acusava um membro sênior da NLD, Win Tin, de estar por trás de uma demonstração em 30 de dezembro por nove membros da juventude da NLD que foram presos pelas autoridades.

Também foi afirmado que as suas demonstrações não foram apoiadas pelo público em geral.

Um jornalista em Rangoon disse ter visto o artigo impresso em vários jornais e outras publicações.

"Eu vi o artigo no jornal semanal True e em alguns outros, ele acusava U Win Tin de encorajar os jovens a iniciar o protesto" ele disse.

"As publicações não tinham outra escolha a não ser incluir o artigo para manter os seus negócios fora de problemas, mas todos sabem se os detalhes do artigo são ou não precisos".

O jornalista veterano e ex-prisioneiro político Win Tin disse ter lido o artigo no Morning Post.
"Ele tem dois objetivos principais - primeiro, que os jovens sofreram lavagem cerebral pelos discursos meus e de U Khin Maung Swe, e segundo, que o público não tinha interesse em suas atividades", disse Win Tin.

"Se eles quisessem dizer que eu fiz lavagem cerebral nos jovens, então deveriam incluir os detalhes de como eu fiz isso", ele disse.

"Apenas aformar que U Khin Maung Swe estava por trás dos protestos porque os jovens o fizeram após ouvir o seu discurso é errado", ele continuou.

“U Khin Maung Swe apenas falou sobre independência, e eles não tem razão de dizer que existe uma conexão entre o que ele disse e o protesto".

Win Tin também desafiou a afirmação de que o protesto não tinha apoio do público.
"O artigo afirma não haver interesse do público pelos protestos dos jovens da NLD, e eu também considero isso errado," disse Win Tin.

"Muitas pessoas se opõe ao governo e querem se rebelar contra ele", ele disse.

"Dizer que essas pessoas, que normalmente aplaudiriam qualquer um que agisse contra o governo, não tivessem nenhum interesse em tal atividade está ná verdade bem errado."

Nove membros da juventude da NLD foram presos no dia 30 de dezembro enquanto participavam de uma marcha pacífica após uma reunião no QH do partido em Rangoon.

Os ativistas carregavam cartazes pedindo pela libertação do líder democrático detido, Aung San Suu Kyi, e estavam indo em direção a área de Myenigone quando foram presos em frente ao antigo prédio do parlamento.

Reportagem por Aunt Phone Myat
Fonte: Democratic Voice of Burma

Nenhum comentário: