sexta-feira, 27 de março de 2009

Resenha de Filme, o Sexto Dia

O mundo do filme o 6ºdia é um mundo livre de doenças incuráveis. Os animais já não vivem sob a ameaça de extinção. A fome foi erradicada pois não faltam nos supermercados alimentos transgênicos. Os laboratórios humanos possuem grandes quantidades de órgãos clonados, à espera de serem usados em transplantes. Os animais domésticos podem ser clonados e a cor do seu pêlo pode ser escolhida de modo a combinar com o tom de decoração da sua casa. Um mundo fantástico, no qual o maior sonho do homem, desde os primórdios da civilização, a única coisa que, até ao momento , nos parecia impossível, está ao nosso alcance - a Imortalidade.

No entanto, nesse mundo, a ciência transformou a ficção em fatos e a tecnologia adquiriu um papel fundamental. Embora a clonagem seja estritamente proibida pela lei do 6º dia (uma referência bíblica” Deus criou o homem no 6ºdia), um empresário ambicioso usa a tecnologia da Engenharia Genética, que permite a clonagem de seres humanos, em benefício próprio.

Quando Adam Gibson (Arnold Shwarzeneger), um pai de família, dedicado e piloto de caça ,descobre que foi clonado, vê-se perante uma situação de perigo, corrupção e fraudes de alta tecnologia. Ele é afastado da sua família, pelos agentes Marshall e Talia, encarregados de o matar, porque foi clonado o homem errado.

A luta de Adam, para recuperar a própria vida , leva-o à sede da “Replacement Technologies”, uma corporação, criada por Michael Drucker (um dos homens mais ricos do mundo), e o seu sócio, o Dr. Graham Weir, um cientista altamente respeitado.

Drucker percebe que Adam pode revelar o segredo que levaria o seu império à ruína e envia os seus homens para raptá-lo e matá-lo, antes que ele possa revelar tudo o que descobriu.

Drucker entretanto, também descobre que não clonou o homem certo, uma vez que ele não se deixará morrer facilmente.

O 6º dia leva o público a conhecer como será a vida num futuro próximo e imprevisível. Vai além da polêmica e torna a clonagem numa realidade.

Atualmente, a comunidade científica debate o uso da tecnologia, e até que ponto ela pode ser desenvolvida.


Enumeramos algumas questões sobre a clonagem que estão sendo discutidas pela comunidade científica e ao mesmo tempo relacionadas com o filme:

• É possível clonar um “herói”, uma celebridade, ou um político já falecidos?
Sim é possível. Seriam necessárias células vivas extraídas do corpo da pessoa. Estas células teriam de ser congeladas ou preservadas, de outra forma não tinham qualquer efeito.

• Os clones poderiam ser criados como fornecedores de órgãos sobresselentes para os seus “pais” ou “clones mestres”, sem o risco de rejeição dos tecidos?
É possível, porém, os cientistas ainda não sabem o bastante para afirmar que o factor de rejeição seria inteiramente eliminado. O seu clone teria de estar disposto a servir de doador. Como mostra o 6ºdia , é possível que venha a ser mais fácil e preferível clonar o corpo inteiro novamente.

• Um clone terá alma?
É possível que ninguém saiba o que é a alma. O clone poderá ter alma, mas ninguém poderia dizer se a alma do seu clone seria a sua, nem se seria idêntica à sua. No 6º dia, a ciência e a tecnologia de última geração são utilizadas na tentativa de duplicar o ser humano. O modo como a tecnologia e a ciência são retratadas no filme pode não estar muito longe dos testes que serão realizados no futuro.

• Os órgãos vitais para a vida humana poderiam ser clonados?
O nascimento da Dolly, que é citado no início do 6º dia, mostra a possibilidade da reprogramação das células de um ser vivo adulto (ou o seu genoma) para que elas reiniciem o seu desenvolvimento novamente. Será portanto possível que, um dia, isto venha a ser aplicado à clonagem de órgãos humanos.

• A clonagem poderia tornar o homem desnecessário à procriação?
A princípio sim. Todavia o clone seria necessariamente um gêmeo idêntico ao seu pai. Seria difícil reproduzir todas as combinações genéticas que ocorrem durante a reprodução sexual , através das técnicas de clonagem. O 6º dia oferece uma visão complexa do futuro da clonagem e das suas implicações. A ciência retratada no filme pode vir a tornar-se realidade num futuro não muito distante.

Nenhum comentário: