sexta-feira, 20 de março de 2009

Crise dificulta Rodada de Doha, diz ex-chefe da Unctad

Ex-ministro Rubens Ricupero disse à Rádio ONU que momento não é propício a concessões por causa de emergências nas economias nacionais.

11/02/09


Ex-ministro Rubens Ricupero disse à Rádio ONU que momento não é propício a concessões por causa de emergências nas economias nacionais.



Investimentos em queda

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.



O ex-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Rubens Ricupero, afirmou que a crise financeira atual deve dificultar ainda mais as negociações para conclusão da Rodada de Doha.

A rodada, interrompida no ano passado, pretende liberalizar o comércio mundial.

Debate Amplo

Numa entrevista à Rádio ONU para comentar um relatório da Unctad sobre regulação de investimentos internacionais, Ricupero disse que o momento de crise financeira impede um debate mais amplo para a conclusão da rodada.

"Não há um ambiente propício para que os países façam concessões comerciais para que possam afetar ainda mais este nível de emprego. Num mundo ideal, isso deveria ocorrer porque em algumas questões, sem dúvida, se houvesse avanço, se enviaria um sinal positivo à opinião pública. Mas eu acho difícil, mesmo porque não é uma grande prioridade dos países centrais", afirmou.

Relatório

Na segunda-feira, a Organização Mundial do Comércio, OMC, que dirige as negociações da Rodada de Doha, publicou um relatório comentando os efeitos da recessão global sobre o crescimento e o comércio mundial.

O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, afirmou que a crise financeira obriga a toda a comunidade internacional a permanecer vigilante.

Segundo ele, a seriedade da situação demonstra que não existe muito tempo para consultas extensas com os países-membros e que a agência está pronta para ajudar a promover uma resolução para o problema.

Rádio ONU

Nenhum comentário: