sexta-feira, 13 de março de 2009

Agência de refugiados da ONU ira aumentar ajuda para Mianmar

Nova York, 12 de Março de 2009

O chefe da agência de refugiados das Nações Unidas anunciou hoje planos para aumentar as operações em Mianmar, ao final de uma visita de seis dias ao país do sudeste asiático. Antonio Guterres viajou para a capital de Mianmar, Nay Pyi Taw, assim como Sittwe e Myeik, aonde ele pode observar o trabalho humanitário conduzido pelo Alto Comissariado de Refugiados da ONU.

De acordo com notícias liberadas ao final de sua visita, o Sr. Guterres teve discussões "abertas e francas" com funcionários do governo, cobrindo áreas de preocupação da agência, desde prevenção de deslocamento de mais refugiados até o retorno voluntário, registro e situação legal, e melhoramento da condições econômicas e sociais. Ambos os lados concordaram com a importância de uma presença contínua do ACNUR no estado de Rakhine e no sudeste do país, e um acordo foi feito para estender o trabalho da agência com a população do primeiro. Baseado em suas observações e discussões que ocorreram durante a viagem, o Sr. Guterres concluiu que o atual nível de atividade do ACNUR no norte do Estado de Rakhine não atende as necessidades da população e foi tomada a decisão de imediatamente aprimorar o programa da agência.

Tambem foi acordado que o UNHCE e o governo iriam examinar a proposta para o fortalecumento do trabalho da agência no Sudeste. Além disso, o Ministro do Interior, junto com o ACNUR, decidiu que aumentar a escala de atividades da agência - especialmente em relação a saúde, educação, água, saneamento, agricultura e infra-estrutura - iria complementar o trabalho do ACNUR para o retorno e integração voluntários. O Alto-Comissariado para Refugiados também se encontrou com o Tripartite Core Group - que coordena a assistência provida a ára do delta após o Ciclone Nargis - bem como outros funcionários da ONU, enquanto esteve em Mianmar.

Nenhum comentário: