sexta-feira, 13 de março de 2009

Resumos no ar!

Se você é uma pessoa preocupada com as questões da África, com crianças-soldado; se diamantes de sangue são um tema que você acha interessante discutir; ou se você simplesmente acredita no poder das Nações Unidas e da cooperação internacional para amenizar o sofrimento humano, o PNUD é uma ótima pedida!


PNUD


Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Reconstrução e Desenvolvimento Pós-Guerra Civil: o Caso de Serra Leoa

Diretores:
Thiago Abrahão Pietroluongo Esteves
Carolina Valladares Guimarães Taboada

Diretora Assistente:
Juliana Ghazi

Email: pnud@mirin-puc.com

O conflito em Serra Leoa teve início em março de 1991, quando milicianos da Frente Revolucionária Unida (RUF, na sigla em inglês), iniciaram uma guerra para derrubar o governo vigente. Alegando que este não atendia às demandas da sociedade e denunciando abusos de poder de toda espécie e corrupção maciça, a RUF deu início à guerra civil serra-leonesa. Entre tomadas e retomadas de poder, o conflito se estendeu até 2002, quando foi oficialmente declarado seu fim.

A utilização de crianças durante os conflitos ocorreu de forma ampla e sistemática, por todos os lados envolvidos, colocando as gerações futuras do país em grande ameaça e minando as possibilidades de desenvolvimento de Serra Leoa. A participação na guerra produz efeitos devastadores nas crianças, tanto físicos quanto psicológicos: as atrocidades às quais foram expostas frequentemente provocam traumas irreversíveis. A utilização generalizada de drogas pelas crianças, instrumento para que pudessem enfrentar a fome, o cansaço e a brutalidade das batalhas, veio somar-se aos danos psicológicos já causados pelo conflito em si.

A reintegração dessas antigas crianças-soldado à sociedade é um passo fundamental na reconstrução de Serra Leoa e na promoção do desenvolvimento do país. Para esse fim, é essencial que seja desenvolvido um programa de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR) bem sucedido. Desde 2002, diversas tentativas de implantar tal programa foram efetuadas, porém os insucessos são recorrentes.

A experiência adquirida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nas mais diversas situações de reconstrução pós guerra-civil será, portanto, crucial para a instituição de um programa de DDR bem sucedido. Um estudo das necessidades e possibilidades que cercam estas crianças será essencial para recuperar estes indivíduos que passaram por tanto sofrimento numa fase que deveria ser aquela de maior desenvolvimento de um ser humano.

Outras questões como a inserção de meninas participantes do conflito no programa e o recrutamento de crianças serra-leonesas pelos exércitos da Libéria e Costa do Marfim também deverão ser tratados pelos delegados do PNUD.


Espera-se que o sucesso do programa de DDR das crianças soldado seja um marco na história de Serra Leoa, permitindo ao país superar os deploráveis índices de qualidade de vida que hoje apresenta e seguir rumo ao desenvolvimento.


Nenhum comentário: