sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Bispos e representantes de 170 grupos católicos em campanha pela justiça climática


Mais de 80 bispos e representantes de mais de 170 grupos católicos pediram que a convenção da ONU sobre as alterações climáticas tome em linha de conta as necessidades dos pobres nos países em vias de desenvolvimento.

A campanha é liderada pela Caritas Internacional (www.caritas.org) e pela CIDSE (www.cidse.org), uma aliança católica de organizações para o desenvolvimento.
“As comunidades dos países em vias de desenvolvimento foram as mais duramente atingidas pelas mudanças climáticas, apesar de serem as menos responsáveis pela sua origem”, disse René Grotenhuis, presidente da CIDSE.

Nesse sentido, afirma que “temos a obrigação moral de assegurar que os países recebam a assistência financeira e técnica de que precisam para se adaptarem às mudanças climáticas e para gerar melhores condições de vida para o seu povo”.

Como parte do lançamento da campanha, mais de 80 bispos, provenientes tanto do Norte como do Sul do mundo, dirigiram uma carta aos governos envolvidos na negociação. A carta convida à solidariedade com os pobres do mundo e à acção rápida e sustentada a propósito das mudanças climáticas nos países industrializados.

D. Theotonius Gomes, presidente da Caritas Bangladesh, afirmou que “durante os últimos anos, vimos um rápido aumento nas necessidades de auxílio e na provisão de alimentos de emergência. Estima-se que nos próximos 10 anos haverá 200 milhões de refugiados devido a questões climáticas, dos quais 25% - 50 milhões de pessoas - serão do Bangladesh”.


Esta campanha reunirá milhares de católicos que pressionarão seus governos para negociar um acordo climático socialmente justo após 2012, que deverá incluir o apoio seguro e suficiente dos países industrializados aos países em vias de desenvolvimento. Também deverá incluir o compromisso destes países de reduzir em pelo menos 30-40% o nível das emissões de gases que geram o efeito de estufa para 2020, baseando-se nos níveis de 1990.
Redacção/Zenit

Nenhum comentário: