quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Jornalista brasileiro é nomeado presidente de órgão da Unesco para Comunicação

Por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA

O jornalista e professor Rosental Calmon Alves, diretor do Centro Knight para Jornalismo nas Américas na Universidade de Austin, no Texas, foi eleito para a Presidência da Orbicom. Trata-se de uma rede que congrega todas as Cátedras de Comunicação mantida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A junta de diretores da entidade reúne líderes internacionais em comunicação, que escolheram Alves por unanimidade. Tais líderes são devotados para atingir justiça social, democracia e boa governança. Alves sucede nos próximos dois anos o suíco Alain Modoux, e vai trabalhar com o secretariado da organização, em Montreal, no Canadá, coordenando os esforços da rede de comunicação, especialmente em pesquisas de fluxo de comunicação globais.

Há quatro anos ocupando a Cátedra da Unesco na Universidade de Austin, o jornalista afirmou ao Portal IMPRENSA que a eleição o deixou "muito satisfeito como um reconhecimento do trabalho que temos realizado na Universidade, principalmente na área de Jornalismo na Internet".

Segundo Alves, a Presidência da Orbicom será um trabalho paralelo, junto às responsabilidades como professor de Jornalismo, diretor do Centro Knight e uma série de conselhos de fundações e organizações internacionais ligadas ao Jornalismo.


Rosental Calmon Alves
"A Orbicom já vem realizando um longo trabalho de pesquisa e contribuindo para a discussão mundial sobre comunicação. Minha idéia [para este mandato] é ajudar os ocupantes das cátedras Unesco e os demais participantes da rede a prosseguir os projetos existentes e lançar outros, principalmente nas áreas onde há maior impacto da Revolução Digital na comunicação", declarou o professor.

Segundo ele, "estamos iniciando uma nova era, que só e comparável a outros momentos cruciais de transição para a humanidade, como foi por exemplo o caso da invenção da imprensa por Gutenberg, que transformou o mundo em tantos aspectos. É muito importante que possamos concentrar todos os nossos esforços no sentido de estudar os fenômenos atuais da comunicação, que surgem em conseqüência da Revolução Digital".

O jornalista explicou que o Brasil está muito bem representado na Orbicom, pois tem uma das mais ativas Cátedras Unesco em Comunicação em todo o mundo, ocupada desde 1994 por José Marques de Melo, "um dos mais respeitados pesquisadores e professores de Jornalismo da America Latina". "Como um dos países emergentes mais importantes, naturalmente o Brasil continuará no foco das atenções da rede", declarou.

Criada em 1994 pela Unesco e pela Universidade de Quebec, em Montreal, a Orbicom é uma rede com 250 membros associados de todo o mundo. A entidade trata, entre outros assuntos, de comunicação e desenvolvimento internacional; acesso, transferência e uso de novas tecnologias e desenvolvimento estratégico em treinamento de comunicação, resolução de conflitos e comunicação intra e inter institucional.

Nenhum comentário: