segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Unesco analisa possibilidade de clonagem humana terapêutica

Unesco analisa possibilidade de clonagem humana terapêutica

Clonagem humana para fins reprodutivos já foi condenada pela ONU, mas cientistas defendem outra modalidade

PARIS - Comitê Internacional de Bioética da Unesco (CIB) analisa, a partir desta terça-feira, 28, se a clonagem terapêutica pode se diferenciar da reprodutiva, considerada como "contrária à dignidade humana" pela organização.

Durante dois dias, os 36 analistas internacionais que compõem o CIB, presidido pelo mexicano Adolfo Martínez Palomo, apreciarão os estudos e as diferentes opiniões sobre a questão, informou em comunicado a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Declaração Universal sobre o genoma humano e os direitos humanos, aprovada pela Unesco em 1997, considera que a clonagem com fins reprodutivos é uma prática "contrária à dignidade humana".

Cinqüenta países adaptaram este princípio a suas legislações nacionais, mas no meio científico surgem vozes que pedem que a clonagem terapêutica seja tratada de forma diferente.

"A pedido do diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, um grupo de trabalho do CIB começou a refletir sobre esta questão para determinar se os últimos avanços científicos, éticos, sociais, políticos e jurídicos justificam uma nova iniciativa em escala internacional", assinalou a organização.

Na sexta-feira, os analistas do CIB manterão uma reunião conjunta com o Comitê Intergovernamental de Bioética (CIGB), composto por representantes de 36 países-membros.


Cientistas chineses fazem clonagem manual de porcos

Os cientistas chineses clonaram oito leitões através de um método simplificado, comparado com a clonagem tradicional.
Os leitões nasceram em 30 de agosto por clonagem manual, uma alternativa à operação convencional, que requer de uma equipe de alto custo, disse o cientista do Instituto da Genomía de Beijing (BGI, sigla em inglês) em Shenzhen, Yang Huanming, que desenvolveu a tecnologia para a clonagem manual, durante uma entrevista coletiva.
A clonagem manual, que reduz os gastos e aumenta a eficiência, necessita somente de uma navalha de metal e mãos hábeis.
Yang, também um acadêmico da Academia Chinesa de Ciências, disse que os leitões poderão se reproduzir de forma natural.
Especialistas do BGI praticaram a clonagem manual com cientistas dinamarqueses em 2006. Os especialistas chineses trouxeram a tecnologia em 2007 e atingiram o êxito depois de um ano de esforços.
A clonagem de porcos poderia oferecer órgãos para transplante humano e também é uma forma importante para conservação e melhoria de espécies raras, afirmou.

Nenhum comentário: