terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Secretário Geral da ONU vai visitar a Birmânia novamente, quando o momento estiver certo


Nações Unidas, 6 de dezembro de 2008

O Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon tem expressado uma crescente frustração com o governo militar na Birmânia, convocando mais uma vez a sua liderança para libertar todos os prisioneiros políticos e começar um diálogo genuíno com a oposição. O secretário Geral convocou uma reunião na última sexta-geira com representantes de vários países que são considerados amigos no grupo de Mianmar. Mianmar é o outro nome pela qual a Birmânia é conhecida.

Ele disse no último encontro do grupo em Setembro que há uma crescente frustração entre ele e alguns membros de que os seus esforços ainda não deram resultado. "O governo de Mianmar declarou oficialmente que uma cooperação com a ONU é um importante pilar em sua política externa. Nós aceitamos isso de bom grado e esperamos poder continuar e esperar ações concretas da parte deles para implementar seus compromissos".

A reunião do grupo vem dias depois que 112 ex-presidentes e primeiros ministros de todo o mundo enviaram uma carta ao secretário-geral pressionando-o a fazer uma viagem à Birmânia para se assegurar da libertação de todos os prisioneiros políticos até o fim desse ano.

Grupos de direitos humanos dizem que ainda se tem mais de dois mil "prisioneiros de consciência" nas prisões da Birmânia.

O Sr. Ban disse aos repórteres após uma reunião privada que, apesar dele estar pronto para retornar a Birmânia para continuar as discussões com a liderança em relação a questões humanitárias e políticas, o tempo teria que estar certo. "Nesse momento não é apropriado para realizar a minha viagem para lá. Mas eu me comprometo e estou pronto para fazê-la a qualquer hora sempre que eu tiver expectativas razoáveis de que a minha visita será produtiva e significante".

O Sr. Ban visitou a Birmânia e se encontrou com líderes após o Ciclone Nargis ter devastado o país em Maio. Seu enviado especial, Ibrahim Gambari, já fez quatro visitas ao país no ano passado. A sua última viagem foi amplamente criticada por não ter conseguindo quaisquer resultados.

O Secretário Geral convocou todos os países que tem influência com o governo da Birmânia para usa-la, e fazer com que o governo respeito os seus compromissos.


Margaret Besheer
Fonte: VOA News






Nenhum comentário: