segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Diretor-geral da OMC indica possível reunião em dezembro sobre Rodada de Doha

Genebra, 3 dez (EFE).- O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, indicou a possibilidade de uma reunião de ministros do Comércio, em Genebra, para desbloquear a Rodada do Desenvolvimento de Doha, após o anúncio extra-oficial de que poderia acontecer entre 13 e 15 de dezembro.


Lamy enviou uma carta a todos os membros da OMC, na qual informa sobre a possibilidade de realizar um encontro nessas datas.


Na carta - enviada na segunda-feira e sobre a qual se teve notícia hoje -, Lamy deixa claro que é uma possibilidade, não confirmada, porque ainda não tomou a decisão de convocar a reunião, mas, caso decidisse, seria nessa data, por isso pediu que os ministros estejam preparados.


A confirmação oficial deverá acontecer no final desta semana ou no começo da próxima, após se saber o conteúdo das novas minutas de acordo dos setores-chave da negociação: agricultura e produtos industriais.


A reunião deveria permitir concluir as negociações da Rodada de Doha, realizadas há mais de sete anos e que têm como objetivo liberalizar o comércio mundial e acabar com subsídios concedidos pelos países ricos.


A carta foi enviada após uma clara demonstração de apoio à reunião feita pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, e pela comissária de Comércio da União Européia, Catherine Ashton, que estiveram em Genebra na segunda-feira passada.


No entanto, o ministro do Comércio da Índia, Kamal Nath, expressou sua oposição em realizar uma nova reunião se houver avanços substanciais no conteúdo das negociações a partir de onde se parou na reunião ministerial de julho.


Nesse encontro, que durou 11 dias, as negociações fracassaram definitivamente devido às diferenças de critério da Índia e dos Estados Unidos sobre o sistema de salvaguardas especiais que busca defender os agricultores dos países pobres de um súbito aumento das importações ou de uma queda do preço. EFE

Nenhum comentário: