sábado, 1 de novembro de 2008

Glossário... Letra B

Balança comercial (balance of trade): componente do balanço de pagamentos que registra a diferença entre as exportações e as importações de mercadorias pelo país. Uma diferença positiva indica superávit comercial e uma diferença negativa indica díficit comercial.

Banco Mundial (World Bank); BIRD (IBRD): Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (International Bank for Reconstruction and Development)

Barreiras comerciais (trade barriers): conjunto de instrumentos adotados pelo governo para controlar o comércio internacional de seu país, tais como tarifas, subsídios, quotas de importação, licenças de importação e controle sanitário.

Barreiras não-tarifárias (non-tariff barriers): restrições burocráticas à entrada de mercadorias importadas relacionadas a regulamentos sanitários e de saúde, normas técnicas, padrões de segurança, dificuldades relativas à documentação, inspeção e outras práticas que podem dificultar ou mesmo impedir o comércio.

BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento: O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é instituição financeira de caráter regional, criada em 1959 e tem sede em Washington D.C.. Objetiva contribuir para o progresso econômico e social da América Latina e do Caribe através de seu capital próprio, obtidos no mercado financeiro e nos outros fundos sob sua administração. O BID conta hoje com 46 membros, entre países regionais e extra-regionais

Bloqueio econômico (economic blockade): sanção econômica iniciada por um país com objetivo de paralisar todo o comércio entre um país-alvo e o resto do mundo. O país que inicia o bloqueio pode utilizar a força para garantir o isolamento econômico do país-alvo.

Boicote: sanção econômica iniciada por um país que proíbe parcial ou integralmente as importações provenientes do país-alvo.

Nenhum comentário: