quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ex-Presidente de Taiwan é preso









O ex-presidente de Taiwan foi formalmente preso por conexão com um caso de lavagem de dinheiro.




Chen Shui-bian, 58, que foi presidente do ano 2000 até Maio desse ano, foi formalmente preso após ter sido detido na terça-feira, disse seu porta-voz na quarta-feira.


Chen, que foi questionado por mais de cinco horas na Terça no escritório de promotoria da Suprema Corte na Taipei central, é o primeiro ex-presidente de Taiwan a ser formalmente levado para custódia.


Ele é acusado de lavagem de dinhero, desvio de fundos do governo, aceitar subornos e forjar documentos, acusações que podem acarretar um mínimo de cinco anos de prisão, disse o porta-voz da investigação.


Ele negou todas as acusações.


A família de Chen e suspeita de enviar pelo menos T$ 1 bilhão (30,4 milhões de dólares) para o Japão, os EUA, as Ilhas Cayman, Cingapura e Suiça, entre outros lugares, disseram os jornais de Taiwan, citando o escritório de promotoria da Suprema Corte.




Alegação de armação política




Chen disse que os processos movidos contra ele estão conectados com as tentativas de seu sucessor, Ma Yinh-ieou, de acalmar a China, após violentos protestos semana passada contra um enviado chinês em visita ao país.


Levantando suas mãos para mostrar à mídia suas algemas enquanto ele deixava o escritório da promotoria na terça, Chen declarou: "Vida longa à democracia Taiwanesa! Vida longa à independência Taiwanesa!"


Dúzias de colaboradores de Chen se reuniram fora do escritório da promotoria durante o interrogatório, com a tropa de choque da polícia preparada para preveni-los de entrar no prédio.


Chen, um forte defensor da independência para com Pequim, foi substituído por Ma, que se tornou o presidente de Taiwan mais cedo esse ano à pedidos de melhorar a economia problemática entre grande descontentamento com Chen, que frequentemente provocava a China, divergindo não somente Pequim, mas o importante aliado de Taiwan, os EUA.


China proclamou a Taiwan independente como seu próprio território desde o final da guerra civil chinesa em 1949, e clamou trazer a ilha sob seu controle, pela força se necessário.



Nenhum comentário: