sábado, 1 de novembro de 2008

Glossário... F,G,H,I

Fluxos financeiros de curto-prazo (short-term financial flows): fluxos de capital que devem estar disponíveis para residentes e entidades, nos países que os recebem, por um período inferior a um ano.

Fluxos financeiros de longo prazo (long-term financial flows): fluxos de capitais que devem estar disponíveis para residentes e entidades, nos países que os recebem, por um ano ou mais.

FMI (IMF): O Fundo Monetário Internacional (International Monetary Fund) foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 181 países membros. Juntamente com o BIRD, o FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós-Guerra. O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais.
Fuga de capital (capital flight): retirada de recursos de ativos retidos em uma determinada moeda, normalmente motivada pela expectativa de posterior desvalorização.

G-77: coalizão de países do terceiro mundo, formada em 1964, inicialmente por 77 países que assinaram a "Declaração Conjunta dos Setenta e Sete Países", ao fim da primeira sessão da UNCTAD em Genebra. Hoje possui 133 membros, unidos para promover seus interesses econômicos comuns, fortalecer seu poder de barganha coletivo nas questões de economia internacional no sistema ONU e promover cooperação técnica e econômica entre os países em desenvolvimento. Suas atividades são financiadas por contribuições dos membros e incluem a produção de declarações, programas de ação, acordos, resoluções e decisões, patrocínio de projetos em países em desenvolvimento através do financiamento do Perez-Guerrero Trust Fund. Entre as publicações de grupo está o Jornal do G77, publicado mensalmente em inglês.

GATT: O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (em inglês, General Agreement on Tariffs and Trade, GATT), foi estabelecido em 1947, buscava harmonizar as políticas aduaneiras dos Estados signatários. Tornou-se parte dos acordos Organização Mundial de Comércio. É um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado para impulsionar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas das relações do comercio internacional.

Grupo de Cairns: O Grupo de Cairns é uma coalizão de 19 países exportadores de produtos agrícolas, entre eles encontram-se economias desenvolvidas e em desenvolvimento. O grupo é composto por países de diversas regiões, que busca o continuo debate quanto a inserção de temas agrícolas na Rodada de Doha da OMC.

Grupo do Rio: O Mecanismo Permanente de Consulta e Concertação Política, estabelecido no Rio de Janeiro em 1986, caracteriza-se pelo baixo grau de institucionalização que lhe permite grande flexibilidade de procedimentos. Constitui canal para a diplomacia presidencial entre os Estados membros e foro para concertação de posições latino-americanas e caribenhas em questões regionais e internacionais. O Grupo do Rio surgiu como instrumento para a consolidação da democracia e a prática da concertação política, as quais, juntamente com a busca do desenvolvimento econômico e da justiça social e a conformação de uma visão regional comum permanecem como eixos prioritários de ação dos integrantes do Mecanismo. Participam deste grupo: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A Guiana representa adicionalmente a Comunidade do Caribe no Mecanismo. Fonte:Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Grupo dos 20 - G20: O G-20, foi criado em agosto de 2003 durante a Conferência Ministerial da OMC, realizada em Cancun. Ele é composto por países em desenvolvimento, sua atuação concentra-se na agricultura, o tema central da Agenda de Desenvolvimento de Doha.O G-20 está geográficamentebem distribuido, hoje é comporto por 21 Membros: 5 da África (África do Sul, Egito, Nigéria, Tanzânia e Zimbábue), 6 da Ásia (China, Filipinas, Índia, Indonésia, Paquistão e Tailândia) e 10 da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Guatemala, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela).

Grupo dos Oito - G8: O Grupo dos Oito, também conhecido como G8, é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia. Os países participantes declaram-se nações democráticas: Estados Unidos,Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7), mais a Rússia - esta não participa de todas as reuniões do grupo. Durante as reuniões são discutidas questões de alcance internacional.

Hedge: uma estratégia de hedging consiste em realizar um determinado investimento com o objetivo específico de reduzir ou eliminar o risco de outro investimento ou transação.

Hizb’allah (Hezbollah): Grupo político libanês de orientação muçulmano xiita fundado em 1982 durante a ocupação israelense em seu país. O Hizb’allah (cujo nome em tradução para o português seria Partido de Deus) possui desde a sua origem um braço armado que realiza ações contra Israel. Devido a este fato, alguns países (como os Estados Unidos e Israel) reconhecem o
Hizb’allah como um grupo terrorista; enquanto outros (como o Reino Unido) reconhecem apenas seu braço armado como uma entidade terrorista. O Grupo afirma que suas ações são parte de uma resistência legítima. Seu braço político possui cadeiras no parlamento libanês e intensa participação na vida política do país. O Hizb’allah também é responsável por diversos projetos sociais em regiões pobres do Líbano.

IBAS: O IBAS (também conhecido como G3) é o acrônimo de Índia, Brasil e África do Sul (em inglês, IBSA), é um fórum de diálogo de iniciativa trilateral dos países no intuito de promover a cooperação Sul-Sul. Foi oficialmente criado em Brasilia, em 6 de junho de 2003, a partir da adoção da “Declaração de Brasília”. Esta reunião, entre os ministros Nkosazana Dlamini Zuma, da África do Sul; Celso Amorim, do Brasil; e Yashwant Sinha, da Índia foi a primeira, e ficou definido que serião realizados encontros anuais para dar seguimento aos objetivos do fórum.

Integração, níveis de: Os níveis clássicos de integração econômica regional, classificados de acordo com o alcance e a profundidade de seus compromissos, são: (1) uma área de livre comércio de bens; (2) uma união aduaneira; (3) um mercado comum; (4) uma união econômica e monetária. O Mercosul é uma União Aduaneira incompleta que deveria – de acordo com seu Protocolo de criação – caminhar para um mercado comum.

Interpol: organização intergovernamental fundada em 1923, no Segundo Congresso Internacional de Polícia Criminal, em Viena, como Comissão Internacional de Polícia Criminal (ICPC). O objetivo era estabelecer um escritório internacional com fichas criminais, facilitar a coordenação e a cooperação das autoridades policiais nacionais na investigação de crimes transnacionais, promover o intercâmbio rápido de informações e harmonizar os procedimentos de extradição. A ICPC funcionou satisfatoriamente até o início da Segunda Guerra Mundial, mas era uma organização essencialmente européia. Em 1946, a organização foi revivida com o nome de Interpol (ICPO), e sua sede foi transferida para a França. Em 2006, o número de países membros é de 184. Sua missão é ajudar a criar um mundo mais seguro, fornecendo uma gama de serviços essenciais para a observância das leis, no sentido de otimizar a ação internacional para o combate ao crime.

Investimento Estrangeiro Direto (IED) (Foreign Direct Investments - FDI): investimento de ativos estrangeiros na estrutura produtiva doméstica de um país. Não inclui investimentos em bolsas de valores. Pode assumir o formato de implantação de unidade produtiva, fusão, aquisição, licenciamento de marcas ou franchising.

Nenhum comentário: