sábado, 1 de novembro de 2008

Glossário C

Capitais especulativos (especulative capital): capitais que se movimentam entre mercados de diferentes países, caracterizados por retornos e riscos elevados.

CEPAL - Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe: A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) foi criada em 25 de fevereiro de 1948, pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), e tem sua sede em Santiago, Chile. A CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criada para coordenar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, coordenar as ações encaminhadas para sua promoção e reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo. Posteriormente, seu trabalho ampliou-se para os países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável. "

Cláusula da nação mais favorecida (most favored nation clause): cláusula do GATT recepcionada pela OMC segundo a qual nenhum país-membro tem a obrigação de fazer concessões comerciais, mas se, ao negociar com qualquer outro, reduzir suas barreiras comerciais em relação a um determinado produto, deve estender este benefício incondicionalmente a todos os demais países- membros.

Cláusulas de salvaguarda (safeguard clauses): conjunto de regras para a adoção de barreiras comerciais visando a proteção da economia nacional nos casos excepcionais em que o crescimento das importações causa dano ou ameaça de dano grave ao mercado do país importador. As salvaguardas podem ser empregadas por razões de desajustes no balanço de pagamentos, de saúde pública, de segurança ou por dano à indústria doméstica.

Comércio inter-indústrias (inter-industry trade): trocas internacionais de bens de indústrias distintas.

Comércio intra-indústrias (intra-industry trade): trocas internacionais de bens de indústrias similares.

Commodities: Bens transacionados no mercado internacional, em geral originados do setor primário da economia.

Comunidade Andina - CAN: A Comunidade Andina, também conhecida como Pacto Andino ou Bloco Andino, foi criada em 1969 objetivando a integração econômica dos países membros, a saber: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela (em processo de desvinculação). O Chile e o Panamá participam como observadores. Estabelecido pelo Acordo de Cartagena, procura desenvolver os países membros através da integração econômica e social.

Comunidade de Estados Independentes (CEI): Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é uma organização supranacional envolvendo 11 repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética: Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Georgia, Casaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Ucrânia e Uzbequistão. A Lituânia, Estônia e Letônia já não mais participam desde 1997.

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP: A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em Lisboa, em julho de 1996, com a finalidade de reunir os sete países lusófonos existentes - Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe - em torno de três objetivos gerais, definidos nos Estatutos da Comunidade: a concertação político-diplomática entre os seus membros; a cooperação econômica, social, cultural, jurídica e técnico-científica; e a promoção e difusão da Língua Portuguesa.

Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSUN): Constituído por 15 membros: cinco permanentes - Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China - e dez membros não-permanentes, eleitos pela Assembléia Geral por dois anos. O Conselho de Segurança tem como algumas de suas funções: manter a paz e a segurança internacionais de acordo com os propósitos e princípios das Nações Unidas; examinar qualquer controvérsia ou situação suscetível de provocar atritos internacionais; recomendar métodos para o acerto de tais controvérsias ou as condições para sua solução. Cada membro do Conselho tem direito a um voto, sendo que para aprovação das decisões sobre procedimentos necessita-se do voto afirmativo de nove dos 15 membros. Enquanto, as questões de mérito necessitam de nove votos afirmativos e entre estes devm estar incluído o voto dos cinco membros permanentes.

Consenso de Washington (Washington Consensus): propostas de política econômica baseadas na visão de que os países devem buscar a estabilidade macroeconômica, abrir-se para a privatização das firmas e reduzir barreiras ao comércio e aos investimentos permitindo que as forças mercadológicas internacionais conduzam sua economia ao emprego mais eficiente de recursos humanos e naturais. Termo cunhado pelo economista John Williamson em 1990 em referência a diretrizes políticas de instituições norte-americanas dirigidas para a América Latina, e freqüentemente utilizado como sinônimo de neoliberalismo.

Conta corrente (current account): componente do balanço de pagamentos de um país que reflete suas transações de bens e serviços com outro países do mundo. Um déficit em conta corrente significa que as compras de bens e serviços do exterior são maiores que as vendas de bens e serviços ao exterior.

Conta de capital (capital account): componente do balanço de pagamentos de um país que reflete a entrada e saída de investimento estrangeiro no/do país. Um déficit na conta de capitais sinaliza que os capitais domésticos investidos no exterior superam os investimentos externos no país.

Conta de serviços ou contas invisíveis (invisibles account): parte da conta corrente do balanço de pagamentos de um país que registra os juros e dividendos pagos sobre as seguintes operações já concluídas: investimentos no exterior e transações internacionais envolvendo transporte, seguro e serviços financeiros.

Controles de capital (capital controls): regulamentos que limitam a capacidade das empresas ou famílias de converter a moeda doméstica em moeda estrangeira. O controle sobre as transações correntes na conta de capital impede ou dificulta que residentes no país convertam a moeda doméstica em moeda estrangeira com a finalidade de realizar investimentos no exterior e importar mercadorias.

Custo de oportunidade (opportunity cost): montante de bens cuja produção ou consumo não se realiza em decorrência da produção ou consumo de outro bem.

Nenhum comentário: