domingo, 2 de novembro de 2008

Rupiah Banda assume presidência da Zâmbia

LUSAKA - O experiente diplomata Rupiah Banda tomou posse como novo presidente da Zâmbia depois de vencer por estreita margem seu principal rival em um pleito convocado depois da morte do líder do país africano.

Banda, de 72 anos, havia assumido interinamente a presidência do país em agosto, quando morreu o presidente zambiano Levy Mwanawasa.

Ele foi empossado imediatamente após a divulgação dos resultados e governará pelos três anos restantes do mandato de cinco anos de Mwanawasa.

Banda promete dar seqüência às políticas de abertura de mercado de seu antecessor, que encorajou investimentos estrangeiros e estabeleceu boas relações com a China.Os resultados oficiais do pleito mostram que Banda obteve 40% dos votos.

O líder de oposição Michael Sata conseguiu 38%. Outros dois candidatos estavam na disputa, mas terminaram bem atrás. Sata, que tem amplo apoio em bairros pobres das zonas urbanas, disse que contestará o resultado por causa de irregularidades no processo, inclusive a impressão de votos extras. Observadores internacionais declararam-se satisfeitos com a condução do processo eleitoral.
As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário: