sábado, 1 de novembro de 2008

Glossário D

Déficit/superávit em transações correntes (current account defici/superavit): situação em que o valor das importações de bens e serviços supera/é menor que o total das exportações.

Déficit/superávit no balanço de pagamentos (balance of payments déficit/superavit): situação em que o saldo das transações econômicas entre um país e o resto do mundo, ou entre residentes e não-residentes de um país, é negativo/positivo.

Depreciação (depreciation): uma queda, induzida pelo mercado, no valor de uma moeda em um regime de taxa cambial flexível.

Desdobramento de tropas: equivalente do inglês deployment, cujos significados são, segundo o manual FM 101-5-1 Operational terms and Graphics do Exército dos EUA: “1. O movimento de forças entre áreas de operações; 2. A passagem de forças para a posição de batalha; 3. A realocação de forças e material para determinadas áreas de operações; 4. Desdobramento inclui todas as atividades da sede ou instalação de origem até o destino (...); 5. As atividades necessárias para preparar e mover uma força, seus equipamentos e suprimentos para a área de operações em resposta a uma crise ou desastre natural” (FM 101-5-1, 1997: 1-51)

Deslocados Internos: Pessoas forçadas a se retirarem de suas casas ou locais de origem, como resultado ou medo de um conflito armado, situações de violência generalizada, violação de direitos humanos, entre outros, porém, que não cruzaram a fronteira entre Estados. Portanto, por não terem cruzado a fronteira entre dois países, IDPs não podem ser consideradas refugiados, de acordo com a definição do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

Desvalorização (devaluation): queda no valor de uma moeda em um regime de taxa cambial fixa.
Diáspora: É o deslocamento, forçado ou incentivado, por motivos geralmente políticos, de grandes massas populacionais de uma parte específica de um país ou região para diversas áreas de acolhimento. Para ser considerada uma comunidade em diáspora esta população em deslocamento deve se manter isolada da comunidade que lhe acolhe, preservando suas características sócio-culturais, com ligações com sua terra natal e sempre condicionada a uma expectativa de retorno

Dumping: forma de discriminação de preço onde o produto é vendido a preço menor que o custo total de produção. Ocorre quando compradores estrangeiros pagam preço menor que o preço cobrado no país exportador pelo mesmo produto, depois de descontados os custos de transporte, impostos e todas as despesas de transferência.

Nenhum comentário: