terça-feira, 19 de maio de 2009

ONU nomeia Bill Clinton como enviado especial para o Haiti

GENEBRA - O chefe da Organização das Nações Unidas disse nesta terça-feira ter nomeado o ex-presidente norte-americano Bill Clinton como seu enviado especial para o Haiti, o país mais pobre do Ocidente, que sofreu com a passagem de quatro furacões e revoltas no ano passado.

Clinton, que tem se esforçado para ajudar a recuperar a empobrecida nação caribenha, acompanhou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em uma visita ao Haiti em março.

- Não haverá mudanças no compromisso da ONU em ajudar o Haiti através das forças de estabilização da ONU no Haiti - disse Ban em uma coletiva de imprensa. Ele disse que os 9 mil soldados da ONU têm papel fundamental na reconstrução da estabilidade do país.

Diplomatas dizem que a esperada nomeação de Clinton pode atrair investimentos para o Haiti e ajudar a estabilizar o país, onde revoltas provocadas pelo grande aumento no preço de alimentos causaram a queda do governo no ano passado.

A ONU diz que a mão-de-obra barata, a proximidade com os EUA e o Canadá, e o acesso livre de impostos que o Haiti pode ter ao mercado americano nos próximos nove anos podem impulsionar um futuro crescimento econômico ao país.

Nenhum comentário: