sábado, 30 de maio de 2009

Conselho Europeu - primeiro briefing

O nosso objeto de estudo é a Política Externa de Segurança e Defesa da União Européia. Mas como primeiro ponto para pensar, refletiremos sobre a notícia do líder da Bielorússia que visitou o Vaticano e foi recebido pelo governo italiano com um jantar em 27 de abril desse ano.

Foi a primeira viagem dele para a Europa desde 1996. Porém o mesmo líder, que na classificação dos Estados Unidos é considerado um ditador, foi criticado pelo presidente da República Checa Vaclav Klaus. Isso só demonstra que, no que concerne a questões de política externa, os países da UE ainda divergem nos mais simples aspectos. Se estes são pequenos atos, como pensar em solucionar as questões que estão na pauta de nossas futuras reuniões? Assim, indicamos que devemos ter flexibilidade para tais questões e estarmos prontos a um diálogo que renda frutos. Para saber mais: Belarus 'dictator' makes EU comeback. EUobserver. Disponível em: < http://euobserver.com/24/28016 >.

Para quem queira entender melhor como se dá a relação entre a Europa e o mundo árabe, há um pequeno artigo sobre tal temática. Ele trata de uma perspectiva sociológica através da teoria de formação de identidade coletiva para investigar as relações mútuas e as percepções falsas entre estes dois mundos. Mostrará como a desigualdade no desenvolvimento sócio-econômico, as diferenças políticas, diferenças de cultura, e religião podem afetar tal relação pelo modo de como cada ator enxerga o outro.

Para saber mais: Haller, M. Europe and the Arab-Islamic World. A Sociological Perspective on the Socio-cultural Differences and Mutual (Mis) Perceptions between Two Neighbouring Cultural Areas. Innovation, Vol. 16, No. 3, 2003. Disponível em: < http://www-classic.unigraz.

at/sozwww/Dateien/Online/Haller_Europe%20and%20the%20Arab-

Islamic%20World.pdf>.

No dia 30 de abril foi marcado oficialmente o final das operações do Reino Unido que duraram seis anos no Iraque. Em declaração oficial Edward Chamberlain disse que o Iraque é um país seguro, feliz e em paz com ele mesmo e com seus vizinhos. Na época de Churchill o Reino Unido teve uma segmentação da política externa e a relação com a Europa ficou em último lugar, atrás da relação especial com os Estados Unidos e a Commonwealth. O Reino Unido se achava parte da Europa, mas não alinhava-se com ela. Os demais países da UE o vêem como um membro relutante, pois não quer ceder soberania a um órgão supranacional. Para saber mais: UK combat operations end in Iraq . BBC-UK. Disponível em: < http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/8026136.stm>

Alguns Estados que enviaram seus representantes diplomáticos para a Conferência sobre racismo da ONU, em Genebra, saíram quando foi discursar Mahmoud Ahmadinejad, presidente iraniano, quando este fez ataques a Israel. Alguns países, como a Alemanha, Polônia e Holanda não mandaram representantes a tal Conferência. O Presidente francês Nicolas Sarkozy disse que o discurso foi em tom de ódio enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros britânico David Miliband o denominou "ofensivo, inflamatório e absolutamente inaceitável". Para saber mais: EU states walk out during Ahmadinejad speech. EUObserver.com. Disponível em: < http://euobserver.com/24/27968>


Para baixar o pdf, clique aqui.

Nenhum comentário: