domingo, 24 de maio de 2009

Sobre o documento de posição/ About the position paper


Como vocês podem ter visto ou não, esse ano trouxe uma novidade... Os position papers/documentos de posição podem ser entregues mais cedo. Eles podem ser enviados entre 6 a 10 de Julho para que sejam corrigidos pelos seus diretores e reenviados a vocês, para que vocês possam corrigir seus DPOs, e até posicionamentos pré-MIRIN. Nós lembramos que o envio prévio não é obrigatório, (A ENTREGA DO DPO NOS DIAS DO MIRIN, SIM, É OBRIGATÓRIA) contudo a organização achou que a correção dos DPOs antes do evento pode estimular a confiança na posição a ser tomada e até corrigir algumas interpretações equivocadas que o delegado possa ter sobre seu país ou instituição.

Documento de Posição

O Documento de Posição consiste no posicionamento que seu país irá adotar na discussão que acontecerá durante os cinco dias do evento. Logo, o Documento de Posição é feito individualmente, por cada delegado (ou dupla, no caso dos comitês com esse tipo de representação), para cada comitê.

Como qualquer tipo de Documento a ser utilizado nas negociações, também deve ser necessariamente formatado a partir de um padrão geral.


O Documento de Posição deve necessariamente ser entregue no ato de credenciamento da delegação - sujeito a não recebimento do material de estudos e do crachá do evento -; todavia, ainda que seja entregue somente no primeiro dia de evento, esse deve ser construído paulatinamente durante todo o processo de preparação para o VI MIRIN, contendo elementos presentes não só no Guia de Estudos do comitê respectivo, mas principalmente o posicionamento do país acerca das principais discussões a serem abordadas nos cinco dias de debate.

Novidade: Ciente dessa situação em que o delegado se envolve para sua participação do evento e, principalmente, preocupados com o nível acadêmico pedagógico de cada um dos mesmos, a organização do VI MIRIN propõe uma nova experiência: caso seja do interesse dos delegados, é possível enviar uma prévia de seu Documento de Posição dos dias 6 a 10 de julho para seus respectivos diretores a fim de que o mesmo seja comentado e devolvido antes da simulação. Os documentos devem ser enviados para os respectivos e-mails de cada comitê, mas só serão respondidos caso enviados no prazo determinado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Explicações úteis,obrigada!!
=]