quinta-feira, 28 de maio de 2009

{Pra não esquecer} Conselho de Ética substitui relator que disse 'se lixar' para opinião pública

o Diário OnLine
Com Agência Câmara


O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), anunciou nesta quarta-feira a substituição do deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), da relatoria do processo contra o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), acusado de uso indevido da verba indenizatória. O novo relator do caso será o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI).

José Carlos Araújo fez antes um apelo ao deputado para que ele renunciasse ao cargo espontaneamente. "Não vou recuar, pois senão isso seria a grande festa para a imprensa e todos estariam de joelhos perante a mídia", afirmou Sérgio Moraes. Ele confirmou que irá recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão.

O deputado causou polêmica ao afirmar, na semana passada, estar "se lixando" para a opinião pública. Moraes disse hoje que a expressão foi dita num momento em que ele estava sendo provocado pela imprensa. "Posteriormente, essa frase foi pinçada fora do contexto e levada às manchetes dos jornais" declarou.

O ex-relator admitiu que a frase não foi feliz e pediu desculpas aos demais deputados, mas disse que não a retira, pois ele alega ter dito para a jornalista que o questionou e não para a opinião pública.

José Carlos Araújo afirmou antes da reunião que quase todos os conselheiros demonstraram desconforto e insatisfação com os comentários de Sérgio Moraes. Além da declaração polêmica, o deputado teria indicado que iria absolver o "deputado do castelo", Edmar Moreira, antes de iniciadas as investigações, o que foi considerado antecipação de voto.

Edmar Moreira ficou famoso com a descoberta de um castelo milionário no interior de Minas Gerais, mas é investigado pelo Conselho de Ètica porque teria utilizado sua verba indenizatória para pagar serviços que não foram prestados. Ele ainda é suspeito de usar esses recursos em empresas de segurança de sua propriedade.

Nenhum comentário: