terça-feira, 24 de junho de 2008

A ONU em Nossas Vidas

Muitos acreditam que a ONU é um lugar distante, em que se discute assuntos que não nos afetam em nossos cotidianos. O Especial "A ONU em Nossas Vidas" vem exatamente para provar o contrário... Começaremos pelo PNUMA:

O PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO-AMBIENTE

Você sabia?
• Que hoje existem mais de 10 milhões de espécies animais no planeta;
• Um metro cúbico de água pode conter 212 milhões de plantas microscópicas;
• 13 mil epécies de peixe e 50 mil espécies de moluscos já foram identificados
• Desde que os dinossauros foram extintos não há tanta destruição na biodiversidade da Terra como há hoje;
•17 milhões de hectares de florestas tropicais (ou quatro vezes o tamanho da Suíça) são derrubadas todos os anos.

Ovelhas de Óculos Esculos?

Fernando Pinares cria ovelhas perto de Punta Arenas na ponta Sul do Chile. "Eu comecei a perceber, há alguns anos atrás, que algumas das minhas ovelhas estavam ficando cegas. Achei que fosse por causa de algum vírus, mas o veterinário me falou que existia um enorme buraco na camada de ozônio. A camada protege a vida do nosso planeta da danosa radiação ultravioleta do Sol, o que é muito assustador. O que eu devo fazer? Fazer com que minhas ovelhas usem óculos escuros como várias pessoas que vejo por aí?"

O Protocolo de Montreal de 1987 do PNUMA sobre Substâncias que Danificam a Camada de Ozônio resultou no fim da produção feita em países industrializados de todas as substâncias danosas a camada de Ozônio em 1996. O consumo mundial decrescente de substâncias danosas - quase 75% nos últimos 7 anos - levou ao declínio dessas substâncias na atmosfera e um aumento na taxa de restruturação da camada.

Sem olhares feios
Roger Levert é o Executivo Chefe de uma enorme compania de produtos químicos em Strasburgo, na França. "Há alguns anos atrás, a professore de geografia da minha filha, disse na turma dela que as indústrias químicas eram os grandes poluidores da Europa. Por anos, ela não quis contar aos amigos o que eu fazia porque temia os olhares de reprovação. Eu disse a ela qie as coisas mudaram aqui, nós progredimos muito na última década. A indústria química francesa conseguiu diminuir seus índices de poluição mesmo aumentando sua produção em 25%. E eu fico orgulhoso disso."

O Programa do PNUMA de "Produção Limpa" promove o uso de métodos industriais que não agridam o meio-ambiente e ajudou na redução dos níveis de poluição e consumo de energia de diversas nações industrializadas com aumento de produção.

A Polícia Animal

Desde 1970, mais de 90% dos rinocerontes do mundo desapareceram. Eles são mortos, primariamente, por seus chifres, os quais são usados em remédios orientais tradicionais para reduzir febres. Em alguns países, os chifres são talhados em forma de adagas cerimoniais. As outras partes do rinoceronte também são utilizadas em remédios e cerimônias tradicionais. Rinocerontes são protegidos contra caça e comércio ilegal na maioria dos países. Os países que consomem têm restrições quanto ao seu comércio. Essas proibições,entretanto, não são eficazes. Os países precisam fazer acordos regionais vinculantes que possam impedir o tráfico transfronteiriço que ameaça a existência dos rinocerontes.

O PNUMA levou a finalização do processo do recente Acordo Lusaka, entre Quênia, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, que estabeleceu uma força tarefa internacional para o combate do tráfico ilícito de animais silvestres africanos, o que inclui rinocerontes. O Acordo Lusaka tem sidoconstantemente referido como o único acordo sobre a vida animal que conseguiu estabelecer uma Interpol regional.

"Rapidinha" PNUMA

O PNUMA foi estabelecido como resultado da COnferência das Nações Unidas sobre o Meio-Ambiente Humano, mais conhecida como Conferência de Estocolmo, por sua sede, em 1972. Sua missão é prover liderança e encorajar parcerias na proteção ao meio-ambiente através da capacitação de nações e povos em como melhorar sua qualidade de vida sem comprometer as das futuras gerações. Em suas maiores prioridades podem ser incluídas:
• Monitoramento do meio-ambiente e avisos;
• Promoção de atividades ambientais em todo Sistema ONU;
• Concientização Pública sobre questões ambientais;
• Facilitação do intercâmbio de informações sobre tecnologias que não afetem o meio-ambiente;
• Prover conselho técnicos, legais e institucionais a governos;

United Nations Environment Programme (UNEP)
P.O. Box 30552NairobiKenya
Tel.: (254-2) 621234
Website: http://www.unep.org
E-mail: ipa@unep.org


http://www0.un.org/cyberschoolbus/ourlives/unep.asp

Nenhum comentário: