terça-feira, 24 de junho de 2008

UNCTAD



UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT
(UNCTAD, para os mais íntimos)

Você sabia?

    • No geral, a economia do mundo não está crescendo rápido o suficiente para gerar pleno emprego ou para aliviar a pobreza.
    • Lapsos entre países desenvolvidos e em desenvolvimento estão aumentando em passos constantes.
    • Insegurança no trabalho e na renda têm aumentado.
    • Agricultura é a atividade econômica mais importante nos países menos desenvolvidos. 20 anos depois da "Revolução Verde" só alguns deles aumentaram sua produtividade agrícola.
    • Em um tempo de prosperidade recorde, quase metade dos países menos desenvolvidos estão com menos o que comer do que há 10 anos atrás.

    Em algumas horas

Emma Kalicki vive em Windhoek, Namíbia. Ela importa roupas da Alemanha as quais ela vende localmente. Uma tonelada de burocracia a espera no aeroporto quando ela tenta tirar seus bens da alfândega, em processos burocráticos desnecessários que podem levar semanas Graças ao Sistema Computadorizado de Dados Alfandegários (ASYCUDA), um software desenvolvido pela UNCTAD, seus bens são rastreados eletronicamente, utilizando procedimentos modernos que beneficiam grandes e pesquenos comerciantes, importadores e oficiais da alfândega. Emma conseguirá retirar seus bens em apenas algumas horas.

Através do ASYCUDA, procedimentos alfandegários em mais de 70 países foram melhorados, reduzindo o erro administrativo e a fraude.

Comercializando com o mundo... De Cuzco, Surbaya ou Sfax

Donos de pesquenas empresas em diversos países em desenvolvimento não conseguem achar parceiros estrangeiros, e com acesso limitado a informações comerciais e a crédito, hoje usam o Trade Point como uma ponte com o Mercado Global. Através de informação computadorizada, esses comerciantes, antes isolados se tornal parte de redes de comércio mundial. Eles são assistidos na aprovação de empréstimos, no contato de seguradoras e empresas que fazem frete, além de ajudá-los a preencher os formulários alfandegários.

Um negócio em Cuzco no Peru, que produz casacos de lã de alpaca, outro em Surbaya, Indonésia que produz mobília tikki e um terceiro, em Sfx, Tunisia, produzindo tapetes, podem assim, utilizar o Trade Point para comercializar seus bens para todo o mundo.

"Rapidinha" UNCTAD

    • Criada em 1964 como um órgão permanente intergovernamental, a UNCTAD é o principal órgão da Assembléia Geral no que tange a comércio e desenvolvimento;
    • Um dos seus maiores objetivos é maximizar as oportunidades de comércio e desenvolvimento em países em desenvolvimento e ajudá-los a superar os obstáculos provenientes da Globalização e integrá-los a economia mundial em bases mais equânimes. A UNCTAD busca esses objetivos através de pesquisa e análises políticas, deliberações intergovernamentais e atividades de cooperação técnica.
    • Atualmente, 188 Estados são membros da UNCTAD. Muitas organizações intergovernamentais e não-governamentais, assim como representantes da sociedade civil participam como observadores.

United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD)
Palais des Nations
1211 Geneva 10
Switzerland
Tel.: (41-22) 907 1234
Website: http://www.unctad.org

Nenhum comentário: