domingo, 15 de junho de 2008

Especial: Pequeno Mundo (It's a small world after all...)



Como todos sabem, nós temos nossa incrível FESTA CULTURAL no segundo dia do MIRIN. Nessa festa buscamos não só a "integração entre os povos", como também que vocês saibam um pouco sobre a cultura e história dos países representados. Começamos com dois países bem distintos, um na África e outro na Europa.


ANGOLA (Virtus Unitas Fortior)

Uma antiga colónia de Portugal, foi colonizada no século XV, e permaneceu como sua colónia até à independên
cia em 1975. O primeiro Europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. Sua capital é Luanda.

http://br.youtube.com/watch?v=iRD73FDNToI&feature=related

Onde fica?





Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena.
O que eles falam? O idioma oficial é Português, mas eles também falam:
  • Umbundu;
  • Kimbundu;
  • Kikongu;
  • Fiote;
  • Tchokwe;
  • N'ganguela e Kunhama.
GRUPOS ÉTNICOS A esmagadora maioria dos angolanos, perto de 90%, é de origem bantu. O principal grupo étnico bantu é o dos ovimbundos que se concentra no centro-sul de Angola e se expressa tradicionalmente em umbundo, a língua nacional com maior número de falantes em Angola. Por seu lado, os ambundos, falando quimbundo (ou kimbundu), a segunda língua nacional com mais falantes, estabelecem-se maioritariamente na zona centro-norte, no eixo Luanda-Malange e no Kwanza-Sul. O quimbundo é uma língua com grande relevância, por ser a língua tradicional da capital e do antigo reino dos N'gola. Legou muitas palavras à língua portuguesa e importou desta, também, muitos vocábulos. No norte (Uíge e Zaire) concentram-se os bacongos de língua quicongo (ou kikongo) que tem diversos dialectos. Era a língua do antigo Reino do Congo. Os quiocos ocupam o leste, desde a Lunda Norte ao Moxico, e expressam-se tradicionalmente em chocué (ou tchokwe), língua que se tem vindo a sobrepor a outras da zona leste do país. Cuanhama (kwanyama ou oxikwnyama), nhaneca (ou nyaneca) e mbunda são outras línguas de origem bantu faladas em Angola. O sul de Angola é também habitado por bosquímanos, povos não bantus que falam línguas do grupo khoisan. Por último, cerca de 3% da população atual é branca (maioritariamente de origem portuguesa) ou mestiça, população que se concentra primariamente nas cidades e tem o português por língua materna. Há ainda um número considerável de falantes das línguas francesa e lingala, explicada pelas migrações relacionadas com o período da luta de libertação e pelas afinidades com as vizinhas República do Congo e República Democrática do Congo.

Cultura Angolana

Danças

MUKIXI

Os bailarinos mascarados da área cultural LundaTchokwe.

São máscaras, de Varas, de resina e liber, pintadas com argila,vestimentas de rede; saiotes eromeiras de fibras, songos (Massongos), Nova Gaia, Malanje.


MASSEMBA OU REBITA

É uma dança aculturada, especie de contra-dança cerimoniosa, a quimbunda traja panos fartos e bons, e é destinto mudá-los de dança para dança. Ela penteia o cabelo para frente. Os homens na época de pleno rigor vestem smoking.
É uma dança de festas da sociedade luso-kimbundo do sec. passado.


CARNAVAL

Grupo carnavalesco dos kimbundos de Luanda com as tradicionais figuras de "Rei e Rainha". Aculturação de trajes fidalgos das antigas cortes portuguesas; elmos insignias e pendões.


EFUNDULA

É a maior festa das raparigas na puberdade, e da circuncisão entre os Lunda_tchokwe com um grande batuque designado txissela. Durante o qual é da regra a maior liberdade entre os dois sexos.

Esta dança actual, evoca bastante a conhecida pintura pré-histórica de consul (lerida) , figurando mulheres dançando ritualmente em tomo de um sátiro, o que traduz a manifestação do culto de fertilidade.


HUMBI-PUBERDADE

Aprior poderiamos ser levados a classificar esta exibição como sendo de Uma torpeza repelente; porque não verá outra coisa, como gestos eróticos. Mas nas ideias de magia desta gente descobrirá um significado profundamente simbólico.

Nesta, as executantes dão um quarto de volta com o corpo, imprindo um forte impulso alternativo às ancas e coxas direita e esquerda.

Quando relacionado com a circuncisão, há proibições sexuais e individuais para todos os participantes do ritual enquanto os rapazes se encontrarem no acampamento,para não impedir a cicatrização das feridas.

Esta dança representa uma aptidão indispensável para o casamento.


Música

IDIOFONES:

São instrumentos que soam por si mesmo mediante a percussão.

- Saxi (katxakatxa), comumente chamado de maraca, feito de maboque. Depois de seco fazem-se uns pequenos orifícios e no seu interior colocam-se sementes secas. Hoje já se põe, por facilidade, missanga.

- Bavugu, instumento corrente do grupo Kung. Três cabaças untadas, num conjunto baseado no jogo de ar comprimido e descomprimido, tangido por uma mão num dos orifícios, enquanto que o outro orifício, é coberto e descoberto, num movimento de vai e vem contra uma das coxas da perna.

- MEMBRANOFONES
Instrumentos de percussão.

- Ngoma (batuque ou tam-tam). Em tempos idos serviu para enviar mensagens.
Há vários modelos que variam segundo a região.

- Mpwita, tambor de fricção, ao que parece originário do Kongo. No interior tem uma vara de madeira com uma das extremidades solidamente liga ao centro da membrana. A mão direita molhada serve para friccionar e a mão esquerda faz pressão na pele de tambor, em função do ritmo que quer marcar.

AEROFONES
- São instrumentos muito pouco falados. Tem-se conhecimento do Mpungu, espécie de trompa de origem kikongo; do vandumbu, trompa de madeira macia revestida por um enlleamento de fibras, do grupo Ambwela, no sudoeste de Angola e do Njembo-erose, constituído por um chifre de antílope com ressonador doboso de cera de abelha, instrumento limitado à área dos pastores himbas (ovahimba), do grupo Herrero, no sudoeste de Angola.

CORDOFONES
- Instrumentos de cordas percutidas. É o caso do Hungu, também chamado Mbulumbumba, muito utilizado pelo povo Koisan. É constiuído por um arco, que possivelmente antes terá servido para arremessar flechas, com uma cabaça amarrada. A mão esquerda, sustentando o conjunto, pratica um movimento de vai e vem contra o ventre. A mão direita, com uma varinha, percute a corda.
Este instrumento foi levado pelos escravos para o Brasil, onde tem o nome de berimbau e serve para acompanhar uma dança acrobática chamada capoeira de Angola.

INSTRUMENTOS DE CORDAS ESFREGADAS
- A Kakocha, espécie de violino com três cordas.

INSTRUMENTOS DE CORDAS BELISCADAS
- A tchihumba, constituído por cinco cordas de mateba, ou mais, ligadas às
astes e a uma caixa de ressonância. Segura-se com uma das mãos e toca-se com
os polegares.

INSTRUMENTOS DE LÂMINAS
- Marimba. De influências culturais asiáticas, é um instrumento que se pode
encontrar perto das quedas de Kalandula e também na região da Lunda.
- Kissanji. É um instrumento de som fluido, utilizado para fazer companhia em grandes caminhadas, ou como fundo musical quando um mais velho conta histórias, à volta da fogueira, ao luar. Sobre a tábua harmónica fixam-se as lâminas, que podem ser em bambú ou metal, presas a um cavalete. O instrumento é agarrado com as duas mãos e tocado com o polegar de cada uma. Alguns grandes tocadores chegam a utilizar os indicadores. Também é chamada Mbwetete, quando é feita à base de bambú.

Todos estes instrumentos são utilizados em função dos momentos adaptados às necessidades, tais como nascimento puberdade, casamento, caça, cânticos para a chuva, rituais litúrgicos, funerais, varrer das cinzas, espirituais, etc., entre os muitos ritmos que os acompanham podemos referir a kabetula, kilaphanga, semba (rebita) e makinu.


Fontes:
http://www.info-angola.com/governo/index.php?option=com_content&task=view&id=609&Itemid=880
http://www.consuladodeangola.org


ALEMANHA (Einigkeit und Recht und Freiheit)

A região chamada Germânia habitada por vários povos germânicos foi conhecida e documentada antes de 100 dC. Desde o século X, os territórios alemães formaram a parte central do Sacro Império Romano, que durou até 1806. Durante o período, no século XVI, as regiões do norte da Alemanha tornaram-se o centro da Reforma Protestante. A definição de Estado-nação para a Alemanha é recente, o país foi unificado pela primeira vez durante a Guerra Franco-prussiana em 1871. Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois estados,nas linhas de ocupação dos aliados em 1949.

Também não falta cultura, refletida na herança de um país que mostrou ao mundo filósofos como Kant, Hegel, Nietzsche e Marx, físicos como Einstein, escritores como Goethe, o teatro de Brecht e uma lista de compositores clássicos: Bach, Beethoven, Brahms e Wagner.

A dúvida fica na escolha de em qual cidade estudar. Berlim, a capital, possui um passado latejando nas ruas - teve, por anos, um muro que a cortava em duas, barreira que chegou a ter 155 quilômetros de extensão. Do outro lado do país, a cidade de Colônia foi fundada pelos romanos há dois mil anos - e é onde acontece o carnaval, em fevereiro.

Não se pode esquecer da animada Munique (onde ocorre a Oktoberfest), nem da cosmopolita Frankfurt. E, no norte alemão, está Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha e o mais importante porto do país.


Onde fica?


A Alemanha é um país localizado na Europa central, membro fundador da União Européia, membro da OTAN e do G-8. O país é limitado a norte pelo Mar do Norte, pela Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polónia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e os Países Baixos.

O que eles falam?

Série de Dialetos da DW:

http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,1597717,00.html

Vida Cultural

A vida cultural na Alemanha sempre foi riquíssima. Na música, na literatura, nas artes plásticas, na filosofia: nomes alemães sempre estiveram entre os maiores expoentes mundiais de todos os setores culturais.

Música

A cena musical da Alemanha se caracteriza por uma riqueza de tradições e eventos, que se manifestam em densa rede de organizações culturais, pedagógicas e econômicas.

Poucos países possuem uma herança musical tão significativa quanto a Alemanha, cujo patrimônio não se restringe a suas fronteiras geográficas. Ele abrange tanto a obra de compositores alemães, como Johann Sebastian Bach, Beethoven, Schumann, Mendelssohn, Brahms, Wagner e Hindemith, como também os austríacos Haydn, Mozart, Schubert, Schönberg, Berg e Webern e muitos outros que viveram no espaço do idioma e da cultura alemã.


Historicamente, a estrutura política descentralizada das cidades-estados determina a riqueza cultural da Alemanha. Desde séculos, aristocratas e burgueses fomentavam a vida musical nas cortes locais, criando suas próprias orquestras, coros e teatros de óperas. A música tornou-se não apenas uma expressão do poder, mas enraizou-se na consciência coletiva como fator de integração social e cultural. Isto foi o que garantiu ao longo de vários séculos, e até hoje, a diversidade da cultura musical na Alemanha.

Ao contrário de outros países europeus, a música na Alemanha se manifesta em toda parte, tanto nas grandes metrópoles como nas pequenas cidades do interior, assumindo características e cores locais. O grande número de instituições e organizações cresceu ainda mais a partir de 1990, com a Reunificação. Por outro lado, isto provocou uma crise financeira, colocando em xeque os modelos de financiamento da vida musical, arcados em grande parte pelo Estado.


DADOS GERAIS

Capital: Berlim (3,4 milhões de habitantes)
Principais cidades: Hamburgo, Munique, Colônia, Frankfurt, Leipzig, Bonn
Moeda: euro
Território: 356.733 km2
População: 82 milhões
Idioma oficial: alemão

Consulado-geral da República Federal da Alemanha em SP
Av. Brigadeiro
Faria Lima, 2092, 12º andar
CEP 01451-905, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3814-6644 - Fax: (11) 3815-7538
info@consuladoalemao-sp.com.br
www.consuladoalemao-sp.com.br

Embaixada da Alemanha no Brasil
SES - Avenida das Nações, Qd. 807, lote 25
CEP 70415-900, Brasília, DF
Caixa Postal 030 - 70359-970, Brasília, DF
Tel: (61) 443-7330 - Fax: (61) 443-7508
www.embaixada-alemanha.org.br

Embaixada do Brasil em Berlim
Wallstrasse
57 - 10179 Berlin - Mitte
Tel.: (4930) 726-280
brasil@brasemberlim.de
www.brasiliamische-botschaft.de

Temperatura: de -5 a 8ºC no inverno (janeiro) e de 12 a 26ºC no verão (julho)

Moeda: euro

Comércio: das 8h30 às 16h, com intervalo das 13h às 14h30

Bancos: das 9h às 15h30

Embaixada em Brasília: (61) 3442-7000

Consulado em São Paulo: (11) 3097-6644

Embaixada do Brasil: (4930) 726-280

Site: http://www.embaixada-alemanha.org.br



Fonte:
http://www.dw-world.de/dw/0,,607,00.html

Nenhum comentário: