quinta-feira, 19 de junho de 2008

Eu Malto, Tu Maltas, Fernando Malta...




Em homenagem ao nosso mais novo colunista do Blog, Fernando Malta, vamos à grandiosa Ilha de Malta.


Em pleno mar Mediterrâneo, o arquipélago de Malta fica pertinho da Sicília - apenas 90 km a separam da ilha italiana. São cinco ilhas no total, duas desabitadas, e o clima quente incentiva a prática de esportes náuticos, como windsurf e vela, além do mergulho, típicos do país.

Malta, país situado no coração do Mediterrâneo, é um espaço de convergência de várias civilizações, com uma história milenar. O seu território é habitado desde cerca de 5200 a.C., tendo existido nas ilhas uma importante civilização pré-histórica anterior à chegada dos Fenícios, que deram à ilha principal o nome de Malat, que significa “porto seguro”. Durante alguns séculos, as ilhas foram sede da Ordem dos Cavaleiros de São João do Hospital e, durante algum tempo, fizeram parte do Império Britânico, tendo acedido à independência em 1964.



O Governo maltês é presidido pelo líder do partido que disponha de uma maioria de deputados na Câmara dos Representantes ou, em maltês, Kamra tar-Rappreżentanti.

A língua nacional é o maltês, mas a língua inglesa é considerada língua oficial, sendo a língua italiana também falada por muitos malteses.

O turismo é uma atividade econômica importante em Malta, mas observa-se igualmente um crescimento do setor de serviços.


Na cozinha tradicional maltesa destacam-se as sopas (minestrone, sopa de peixe), as massas e bolos e, em especial, os pratos estufados, como o prato nacional denominado Stuffat Tal-Fenek (estufado de coelho).

Apesar de pouco visitado por turistas brasileiros, Malta é sucesso entre os que buscam aperfeiçoar o inglês - afinal, aqui o inglês é idioma oficial, uma herança dos tempos em que os britânicos tinham a soberania do território: de 1815 a 1964. Pelas ilhas, aliás, já passaram fenícios, gregos, cartagineses, romanos, sarracenos, árabes, normandos, espanhóis e franceses. Tudo por causa de sua localização geográfica, ponto chave dos caminhos entre Ocidente e Oriente. Tanta história ainda pode ser vista em seu território: entre as atrações turísticas estão templos construídos em 3800 a.C. e a capital, Valleta, que possui construções barroca, imponentes fortificações e muralhas gigantescas.

DADOS GERAIS

Capital: Valleta (7,1 mil habitantes)
Principais cidades: Birkirkara, Qormi, Sliema
Moeda: lira maltesa
População: 396 mil
Área: 316 km2
Idioma: inglês e maltês
Representação Consular de Malta no RJ
Avenida Graça Aranha, 416, salas 708,20.030-001 - Rio de Janeiro,RJ
Tel/Fax: (21) 2533-7274 e 2533-7250

Temperatura: de 10 a 14ºC no inverno (janeiro), e de 22 a 29ºC no verão (julho)

Moeda: lira maltesa

Comércio: das 9h às 19h

Bancos: das 8h30 às 13h

Embaixada em Brasília: (61) 347-4940



Nenhum comentário: