domingo, 15 de junho de 2008

Pequeno Mundo: Turquia



TURQUIA


Os países vizinhos são, a oeste Bulgária e Grécia, a sul Iraque e Síria e a este Azerbeijão, Ayán, Georgia, Armênia, Nahçevan e Irã.

A superfície do país é de 814.578 km2; 97% fica na parte asiática.

A Turquía está rodeada por quatro mares: O Mar Negro a norte, o Mar da Mármara a noroeste, o Mar Egeu a oeste e o Mediterrâneo a sul; num total de 8.333 quilômetros de litoral.

É um país montanhoso com a Cordilheira Póntica junto ao Mar Negro e a sul os Montes Taurus junto ao Mediterrâneo. Na região do Egeu, as montanhas são perpendiculares à costa; a Anatólia oriental é uma região muito montanhosa; no meio encontram-se as terras altas da Anatólia central. O ponto mais elevado do país é o cume do Gran Agri, a leste, com 5.137 metros em relação ao nível do mar.

Os rios mais conhecidos são o Eufrates e o Tigre, que nascem na Anatólia oriental e desaguam no Golfo Pérsico. O mais extenso, o Kizilirmak (1355 kms), nasce na Anatólia central e desagua no Mar Negro.

Em todo o país há, aproximadamente, 200 lagos naturais, que cobrem 9.200 km² incluindo enormes embalses. Os lagos maiores, Van Gölü e Tuz Gölü, são de água salgada.

Situada na encruzilhada entre a Europa e a Ásia, a Turquia possui uma grande diversidade cultural e étnica. A sua história remonta às civilizações antigas, tais como a dos hititas, passando pelas épocas grega e romana (quando São Paulo propagou o cristianismo na região) e os impérios bizantino e otomano. A república moderna da Turquia foi fundada em 1923 segundo o modelo de Estado secular ocidental. Cerca de 98% da população é muçulmana. No sudeste da Turquia existe uma importante comunidade curda.

No ano de 330, Constantinopla (hoje Istambul) situada nas margens do estreito de Bósforo, entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo, tornou-se a capital do Império Bizantino, a parte oriental do Império Romano.

Entre os turcos mais célebres destaca-se o fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal, o Atatürk (que significa "pai dos turcos").




Patrimônio Turco


Ponte sobre o Bósforo em Istambul patrimônio arquitetônico turco inclui obras-primas tais como as mesquitas de Selimiye (do Sultão Selim) e Suleymaniye (do Sultão Solimão) e a Igreja de Santa Sofia mundialmente famosa, que foi transformada em mesquita sob o domínio otomano, atualmente, é um museu. O vasto patrimônio arqueológico do país é também uma importante atração turística. No seu apogeu, o Império Otomano era a potência dominante no Mediterrâneo oriental e meridional.


Culinária Turca

A cozinha turca tem por principais ingredientes a carne de borrego, sendo também muito apreciado o iogurte de leite de cabra, misturado com pepino, alho ou hortelã. O café é uma bebida com uma longa tradição na Turquia, onde os cafés são locais de convívio muito apreciados.


Artes


Arquitetura

A Anatólia é o berço da cultura urbana. Na antiga Catalhöyük e na hitita Hattusas havia palácios e templos. Os melhores exemplos de arquitetura helênica e romana podem-se ver em Anatólia onde Efeso é o cume da arquitetura deste período. O gótico europeu inspirou-se na arquitectura seljúcida. O edifício bizantino mais famoso é a Igreja de Santa Sofia em Istambul. Durante o período otomano, entre os anos 1.000 e 1.600, construiram-se grandes mesquitas com esbeltos minaretes. Sinan (Mimar Sinan), que viveu no século XVI, é o arquiteto mais famoso da época otomana. A herança arquitectônica da Turquia é diversificada e uma das mais ricas do mundo.

Música e dança

O folclore turco é uma combinação da música da Ásia Central e música local. Cada distrito tem a sua própria música e existem mais de 1.500 danças folclóricas. As mais conhecidas são as danças mediterrânicas da colher, os Halays da Anatólia central e oriental, o Horun do Mar Negro, o Zeybek Egeu, as Barras do nordeste de Anatólia e os bailes caucásicos. A dança do ventre turca é originária dos árabes.

A música clássica turca é originária dos palácios árabes e bizantinos. A música ocidental entrou na Turquia no século XIX e a música militar turca “Mehter” influenciou a Europa desde o século XVIII.

Ópera e ballet

O italiano Donizetti familiarizou os turcos com a ópera e o ballet. A primeira ópera turca nasceu em Ankara em 1948. Atualmente, há teatros de ópera em Ankara, Istambul, Izmir e Mersin e outros serão construídos em Samsun, Antalya, Gaziantep, Sivas e Van.

Artes visuais

A arte hitita, que era uma mistura das artes da Anatólia, Mesopotâmia e Egito, misturou-se com as artes do período helênico. Os bizantinos copiaram a arte do mosaico dos gregos e dos romanos.

Os turcos usavam azulejos como elemento decorativo em mesquitas, palácios e banhos. Iznik é a cidade da cerâmica mais famosa.

Os artistas otomanos pintavam miniaturas. Um dos miniaturistas mais famosos foi Levni, que viveu no século XIX.

Literatura

A literatura turca de Anatólia surgiu e desenvolveu-se a partir do século XI. Durante as épocas seljúcida e otomana houve uma separação radical entre a literatura popular, que era basicamente oral, e a de elite. A primeira utilizava o turco que se falava na rua enquanto que a segunda era constituída quase na sua totalidade por vocabulário persa e/ou árabe.

Os autores modernos mais conhecidos nos países europeus e mais traduzidos são os seguintes:

Halide Edip, é uma escritora que participou na guerra da Independência.

O poeta Nazim Hikmet escreveu sobre o amor, o pão e a revolução.

Yasar Kemal luta contra a exploração da natureza e dos seres humanos e é a favor da justiça social.

Orhan Pamuk é um dos autores modernos mais famosos.

Teatro


As cerimónias dos “chamanes”, os ritos da Primavera, as cerimónias de recoleção e funerárias, foram dando lugar, progressivamente, ao teatro dramático.

Nos tempos dos seljúcidas e no Império otomano houve um florescimento teatral e representavam-se histórias em casamentos e festas de aniversários. Os contadores de histórias, o teatro de marionetes e de sombras são formas tradicionais do teatro turco.

Artesanato

Os palácios otomanos eram decorados com tapeçarias bordadas nas paredes e almofadões. Os bordados também embelezavam a vida dos pobres granjeiros.

Os turcos conheciam a técnica de trabalhar a madeira e o metal antes de chegar a Anatólia. Inteligentemente, uniram a tradição islâmica e as artes locais e trabalharam as jóias decorando artigos de ouro, prata, cobre e latão.



Fonte:
http://www.turquia.org.br

Nenhum comentário: