quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pequeno Mundo: Finlândia

A paisagem finlandesa é uma variação de temas de floresta e água. Cada região tem sua característica única. Da mata de Lapland aos lagos do Leste e os arquipélados do Sul-Oeste. A Finlândia é cheia de contrastes interessantes como o sol da meia-noite.



Você Sabia que a Finlândia tem...

5.3 milhões de pessoas (17h/km² )
1.8 milhões de saunas (aprox 500 são as saunas tradicionais de vapor)

180.000 ilhas
230.000 renas
100.000 salmões
(sim, o peixe)
188.000 lagos (o que representa 10% do território)
465.000 chalés 35 parques nacionais
5.2 milhões de celulares (porque a Nokia é uma marca finlandesa) e...
1 Papai Noel!!!


Um dos muitos milhares de lagos da Finlândia

O país desenvolveu uma economia moderna e competitiva, sendo líder mundial no setor de telecomunicações. As exportações são constituídas principalmente por equipamentos de telecomunicações e produtos do setor metalomecânicos, papel, pasta de papel e madeira, artefatos de vidro, aço inoxidável e cerâmica.

A beleza natural do extremo norte inspirou muitos artistas, nomeadamente o compositor Jean Sibelius e o designer Alvar Aalto.

A cozinha finlandesa sofreu influência continental, russa e sueca. Entre os pratos tradicionais contam-se pratos de peixe (especialmente ovas de salmão e rodovalho) e a carne de rena. Vale a pena provar os pastéis da Carélia (karjalanpiirakka) feitos de batata ou de arroz e o peixe e carne gorda de porco em crosta de pão de centeio (kalakukko).

Fonte: visitfinland.com


Nenhum comentário: