domingo, 15 de junho de 2008

MADE IN JAPAN

Hoje, eu fui pela segunda na vez na exposição NIPPON - 100 anos de integração Brasil-Japão, aqui no CCBB do Rio só até dia 13 de julho... Depois ela vai pra Brasília. Eu adorei a exposição, não só por ela ser de graça (^^), como ela esbanja entrenimento para todos os gostos e idades:

Apresentações de cosplays, robôs, danças tradicionais, kimonos, Taiko**(apresentação de percussão com tambores tradicionais japoneses com coreografia), artes marciais, oficinas de origami e muito mais...

A própria exibição em si é altamente diversificada mostrando toda riqueza da cultura japonesa, e da integração entre Japão e Brasil; e era dividida em quatro módulos:


*Tradição: Elementos formadores da cultura nipônica. Foi minha parte favorita. Eles juntaram armaduras samurais, katanas, quimonos tradicionais lindos, leques, tsubas, além de reproduzirem o interior de uma casa japonesa.

* , o caminho: Esse é o momento em que os garotos dormem... Vários arranjos de flores, porcelana, caligrafia tradicional japonesa, os origamis e cerâmica. Tudo isso para chegar ao Chadô, a cerimônia do Chá. Uma réplica de jardim japonês foi feita no CCBB para mostrar essa cerimônia que é o apogeu da disciplina, tranquilidade e concentração nipônica, além de ser linda.

* Da Imigração á Cultura Nipo-Brasileira: A história dos imigrantes é muito comovente. Para selar essa história expõem-se vários documentos históricos, como fichas consulares.
A Arte Nipo-brasileira: exposição dos artistas japoneses e nipo-japoneses de várias gerações. Veja e dê sua opinião. Meu quadro favorito foi o Coliseum. Pronto. Falei.

*JAPOP: Da tradição à uma cultura que invade o mundo. Animes (^^), mangás (^^), influência na moda (eu quase precisei de um pé de cabra para tirar a minha irmã dessa parte). Tudo isso retrata como o Japão se apresenta no século XXI!!!

** Apresentação de Taiko no CCBB. Quem olhar de perto, verá um dos diretores do CS....


Nenhum comentário: