O comitê mais legal, mais inovador, mais tudo... Ah, é, eu sou política externa... E acabei de levar esporro porque tenho que ser mais imparcial. Tudo bem! (ò.ó) O Comitê das ONGs vem como a grande inovação desse VI MIRIN, agora os delegados poderão saber como é atuar nos três setores concernentes às relações internacionais - o primeiro, como parte do governo; o segundo, como empresas; e no terceiro, em organizações da sociedade civil, em sua grande maioria, ONGs. E vai fazer isso, mostrando mais realísticamente, como essas ONGs trabalham e como elas, como os Estados têm que fazer escolhas quando se trata em estabelecer agendas.
Comitê de ONGs
Comitê de Organizações Não-Governamentais
Diretoras:
Alexandra de Sá Pereira Maciel Teixeira
Camila D’Elia Coelho
Diretora Assistente:
Sol Marques
Diretora de Política Externa:
Natasha Leite
Email: ongs@mirin-puc.com
Uma inovação neste VI MIRIN, o Comitê de Organizações Não-Governamentais surge com o intuito de permitir aos delegados participantes do modelo uma maior aproximação do que de fato ocorre em uma negociação internacional, toda sua complexidade, atores, temas, posicionamentos e estratégias.
Em um contexto internacional no qual os atores não estatais vêm adquirindo cada vez mais espaço e voz, não poderíamos deixar de destacar a importância das ONGs. Por possuírem participação ativa e, em muitos casos, fundamental nos debates dos diversos fóruns internacionais, são parte imprescindível das discussões dos demais comitês deste MIRIN.
As Organizações Não-Governamentais possuem uma ampla variedade de finalidades, estratégias e escopo de atuação. Algumas defendem um movimento; outras são criadas para o intercâmbio de informação e conhecimento; outras, ainda, prestam socorro ou tornam-se uma voz de denúncia que reclama valores, ações e idéias dos atores responsáveis.
Aos delegados desse comitê é dada a oportunidade de expressar o ponto de vista das organizações que representam trazendo expertise, informações e assim enriquecendo a simulação. As duplas de representantes de cada uma das nove ONGs representadas no MIRIN terão a oportunidade de atuar em diversos comitês, avançando a posição de suas organizações em temas variados. Ao retirar os delegados das ONGs de um único comitê e permitir que os mesmos atuem em diversos fóruns, pretendemos frisar a multiplicidade de temas abordados pelas ONGs, e esperamos dos delegados grande engajamento para que se mantenham a par dos diferentes temas debatidos nos comitês que estarão abertos à atuação das ONGs.
Ao destacar a participação da sociedade civil na política global, buscamos igualmente auxiliar na democratização do processo decisório dos demais comitês e no sucesso deste VI MIRIN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário